Como Fazer Sabão com Óleo

Saiba como preparar sabão em pedra caseiro com óleo de cozinha usado, e com isso economize no final do mês com a compra de sabão.

 
 

Como Fazer Sabão com Óleo

A prática de fazer sabão com óleo de cozinha usado é bastante comum em cidades do interior, onde o aproveitamento deste material é sempre bem vindo. E também não é difícil ver pessoas na cidade fazendo o mesmo, para com isso economizar dinheiro com a compra de sabão em pedra, e também para não despejar óleo de cozinha nos encanamentos de casa, o que ocasiona entupimentos e mais poluição ao meio ambiente.

E com isso separamos abaixo uma receita simples de sabão em pedra com óleo de cozinha usado, que você pode fazer em casa, e que pode render até 60 barrinhas de sabão caseiro.

Importante lembrar

Antes de começar a fazer seu sabão caseiro, é importante que você tenha em mãos equipamentos de proteção, como luvas e botas de borracha, uma máscara com filtro ativo e óculos de proteção, pois você terá que mexer com soda cáustica, um produto altamente tóxico, que exala gás quando manipulado, e que não deve jamais entrar em contato com sua pele.

Recomendo também que você faça seu sabão caseiro em um ambiente ventilado, longe de crianças ou animais de estimação, e com calça e camiseta de manga comprida, para evitar acidentes. Forre também todo o local com jornal usado, para evitar que o produto se espalhe pelo chão, caso ele caia no chão durante o processo de fabricação.

Como Fazer Sabão com Óleo 2

Como Fazer Sabão com Óleo

Receita de sabão com óleo de cozinha vencido

Ingredientes:

• 10 litros de óleo de cozinha usado. Você pode guardar o óleo usado em garrafas pet de 2 litros, mas deve coar eles para retirar a sujeira acumulada dos restos de fritura;
• 2 quilos de soda cáustica em escamas;
• 2 copos de sabão em pó;
• 2 litros de água bem quente;
• 1 copo de essência de eucalipto ou de pinho sol.

Como Fazer Sabão com Óleo 4

Dica:

Antes de começar o preparo, você deve ter um balde grande de plástico bem resistente, uma colher de pau ou cabo de vassoura para mexer a mistura, e formas para colocar o sabão ainda pastoso.

Uma dica para as formas é recortar caixas de leite longa vida no sentido vertical, para formar um grande retângulo aberto com elas. Daí basta forrar um local com jornais usados, e por cima colocar várias caixinhas abertas para fazer seu sabão com óleo de cozinha (aproximadamente 15 caixinhas).

Equipamentos para fazer sabãi

E lembre-se de usar seus equipamentos de segurança na hora de preparar seu sabão caseiro de óleo de cozinha.

Como Fazer Sabão com Óleo 5

Modo de preparar

Despeje a soda cáustica dentro do balde e acrescente os dois litros de água quente sobre o produto. A mistura começará a ferver, devido à reação da soda com a água, liberando gazes tóxicos, portanto muito cuidado.

Em seguida, acrescente os 10 litros de óleo coados na mistura, e mexa até que a solução ganhe um aspecto pastoso.
Adicione o sabão em pó e a essência de eucalipto, e mexa até que a solução fique com um aspecto de pastoso mais leve, claro e meio mole.
Agora é a hora de despejar toda mistura nas forminhas já preparadas, para que o sabão possa descansar por vários dias até ficar firme.

Formas de Sabão

Deixe as forminhas de repouso por aproximadamente sete dias, que é o tempo necessário para o sabão endurecer.
Para ver se o sabão já está pronto, você deve apalpar sua superfície com o dedo, que não deve ficar sujo de sabão. Outra dica é ver se as laterais já estiverem bem soltas das forminhas, daí já é hora de desenformar.

Como Fazer Sabão com Óleo 6

Fatia-los

Depois é só desenformar seu sabão de óleo caseiro, cortá-lo em fatias de tamanho apropriado e pronto, você terá aproximadamente 60 barrinhas de sabão feito com óleo de cozinha usado, e que podem ser usados para lavar roupa ou louça aí na sua casa, ou até mesmo para vender, e com isso ganhar um lucro extra.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>