Home » Seu Lar » Organização » Como harmonizar a decoração da sala de estar

Como harmonizar a decoração da sala de estar

27/06/2016 09h54m. Atualizado em 25/06/2016 13h59m por:

 

Um dos ambientes mais convidativos de uma casa é a sala de estar, o local aonde toda família se reúne em várias ocasiões, e com isso tem a oportunidade de relaxar, seja assistindo televisão, lendo ou conversando de forma bem descontraída.

A sala de estar, também é o local preferido para recebermos visitas em casa, com quem temos aquele gostoso bate-papo, que é indispensável em diversos momentos.

E por isso é fundamental montar uma decoração na sala de estar, que seja harmoniosa, e que desta forma transmita aconchego e conforto em todas as ocasiões.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 001

Dicas para harmonizar a decoração de sua sala de estar

Pensando nisso hoje viemos lhes trazer algumas dicas fundamentais para harmonizar a decoração de sua sala de estar, de maneira simples e prática:

1.Melhorar a iluminação

Outro ponto que acaba atrapalhando a harmonia de qualquer ambiente, e principalmente da sala de estar, é uma má iluminação, que acaba gerando desconforto visual, e ainda deixa o ambiente com aquele visual descuidado.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 002

2.Luminárias móveis e instalação de lâmpada LED

E para resolver este problema uma dica é a instalação das lâmpadas de LED, que podem ser montadas em painéis por toda sala, em móveis ou adaptadas nos bocais já existentes. Luminárias móveis também são uma boa opção, e garantem luz mais centralizada em pontos estratégicos, como um cantinho só para leitura.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 004

3.Cortinas de tecidos leves

A troca das cortinas por modelos feitos com tecido mais leve e maleável é outra solução viável, e que ainda vai ajudar na melhora da ventilação. E para quem está reformando a casa, pode optar pelo uso dos janelões, que oferecem mais luz natural, que ajuda a arejar a sala por mais tempo.

4.Cuidados com a arrumação do ambiente

Para quem tem aquela mesinha central, ou mesmo uma mesinha de canto na sala, sabe bem como é ruim ver ela cheia de bagunça todos os dias. Os itens desorganizados na estante também se enquadram nesta lista. E o que é pior, esta bagunça acaba transmitindo um ar de desorganização, que não é o ideal de conforto que a sala oferece.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 003

5.Porta jornais e revistas

Para evitar isso opte por um porta-revista, que pode ser comprado em lojas de decoração, e vai dar um bom destino aos jornais e revistas. Recolocar os livros no local após o uso é outro ponto que ajuda na harmonia do ambiente.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 005

Desenvolva o hábito de descartar itens em excesso, e que acabam sendo deixados na estante ou armário da sala, mesmo que seja apenas um papel de propaganda, pois com o tempo serão vários e vários papéis que se espalham, e a bagunça retorna a sala.

6.Evite objetos de decoração em excesso

Almofadas, vasos, quadros, tapetes, e até puffs, são objetos muito usados para decorar a sala de estar, e são sempre bem vindos em qualquer ambiente. Mas é fundamental não usá-los em excesso, já que ao invés de ajudar, eles vão acabar ganhando um destaque visual inapropriado.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 006

7.Ter apenas o necessário

A solução mais fácil é ter apenas o necessário, de uma forma que cada objeto possa ser bem distribuído, e que eles não sejam jogados de lado sempre que chegar alguma visita.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 007

Também é fundamental não usar estes objetos na sala apenas para tirá-los de outros cômodos, como o quarto ou a varanda, pois daí o problema continuará o mesmo, e a harmonia será prejudicada.

8.Esconder os cabos e fios elétricos

Deixar os fios e cabos dos aparelhos eletrônicos a mostra em uma sala de estar é algo que deixa feia a decoração do local, e que também pode causar inconvenientes, principalmente quando são muitos fios amontoados em um só local.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 008

9.Canaletas como rodapés

E para evitar isso podem ser tomadas algumas soluções, como o uso de canaletas de PVC, que ajudam a ocultar os fios atrás da estante; furos internos no rodapé, ou painéis de parede, que possuem uma abertura ideal para passagem dos fios, que vão ficar mais organizados desta forma.

Como harmonizar a decoração de sua sala de estar 009

Confira também este artigo, que mostra 5 maneiras inteligentes para esconder os fios e cabos do televisor: Como esconder os fios da TV

Com estas dicas você terá uma sala de estar bem decorada, de uma maneira mais harmoniosa e bem mais convidativa. E deste modo toda família se sentirá mais confortável e relaxada dentro da sala de estar.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *