Home » Arquitetura » Hidráulica » Aprenda como instalar calhas pluviais em 4 passos

Aprenda como instalar calhas pluviais em 4 passos

Quer aprender as técnicas para instalar calhas pluviais em sua casa para evitar a umidade nas paredes, e o desgaste das pinturas externas. São 4 passos simples e diversas dicas!

06/03/2013 19h19m. Atualizado em 13/03/2015 19h25m por:

 

Como Instalar Calhas PluviaisAo longo dos anos muitos povos vêm investindo constantemente em métodos de redirecionar a água das chuvas de várias formas diferentes. Este planejamento é feito para que a chuva não danifique paredes e solo durante sua queda ao chão, e também prioriza o aproveitamento e armazenamento da água das chuvas para reuso em lavouras, e até no consumo diário das pessoas. Já nas residências a queda da chuva através do telhado pode danificar a estrutura do madeiramento do telhado, as paredes e também o piso, devido à força das quedas d’água que se formam entre o telhado e o solo.

E para evitar isso o recomendado é instalar calhas pluviais e dutos, que podem ser feitas de metal ou PVC, e que ajudam no escoamento da água dos telhados até o solo. A instação de calhas pluviais podem ajudar a proteger o muro contra infiltração!

4 dicas de instalação da calha pluvial

A instalação deste sistema de calhas pluviais pode ser feito em vários tipos de telhado, desde que sejam seguidas algumas recomendações:

O sistema de calhas deve ter uma leve inclinação de aproximadamente 5 milímetros para cada metro de tubos, de forma que a água escoa sempre para um dos lados do sistema, e não fique acumulada na calha;

2-Aprenda_como_instalar_calhas_pluviais_em_4_passos

Você deve instalar coletores na calha a cada 70 mt² de telhado, para que o escoamento de água seja uniforme, e na boca deles você deve usar uma grade de proteção para evitar o entupimento dos canos; As braçadeiras que prendem a calha devem ser colocadas a uma distância de 1,20 m a 1,80 m, conforme a extensão do sistema de calhas;

4-Aprenda_como_instalar_calhas_pluviais_em_4_passos

Nunca deixe que a água coletada pelas calhas pluviais seja despejada dentro da rede de esgoto, ao invés disso você deve direcionar a saída de água para a guia da rua;

Lembrete

Lembre-se de tirar o nível enquanto esta instalando as braçadeiras que irão fixar a calha no lugar correto, para que o sistema não fique desnivelado;

5-Aprenda_como_instalar_calhas_pluviais_em_4_passos

Ao cortar pedaços da calha, você deve lixar as rebarbas que ficam no cano, para evitar cortes nos dedos ou partes desalinhadas na hora da instalação.

3-Aprenda_como_instalar_calhas_pluviais_em_4_passos

Confira a explicação no vídeo abaixo sobre a forma correta de instalar uma calha pluvial em volta do telhado de sua casa, e com isso tenha um escoamento ideal de água da chuva:

Gostou das dicas de como instalar calhas pluviais?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *