Home » Seu Lar » Como Instalar Ventilador de Teto

Como Instalar Ventilador de Teto

Confira as dicas de como instalar o ventilador de teto aí na sua casa. Mas vale lembrar que esta instalação deve ser feita por um eletricista especializado no ramo.

14/03/2013 10h33m. Atualizado em 15/03/2013 00h39m por:

 

Como Instalar Ventilador de Teto

A cada ano que passa tem feito mais calor em diversas regiões do Brasil, principalmente no período entre a primavera e o verão. E isso tem feito com que mais e mais ventiladores sejam vendidos em todo país.

E um dos modelos que tem muita venda no mercado é o ventilador de teto, que além de ser usado para manter sua sala de estar ou seu quarto mais fresco, ainda pode ser usado como uma linda e elegante luminária, que dará mais destaque na decoração do ambiente.

Instalação de um Ventilador de Teto

O ventilador de teto é indicado para salas ou quartos com teto mais elevado, para que não causem acidentes, principalmente entre as crianças. E os modelos à venda no mercado podem funcionar como ventilador simples, ventilador com inversão de velocidades, e o ventilador com luminária.

E a instalação de um ventilador de teto em casa devem seguir alguns cuidados especiais, dentre eles:

• O local para instalar do suporte de seu ventilador de teto deve ser firme e capaz de aguentar um peso equivalente a 25 kg, que é o peso médio dos ventiladores a venda no mercado;

• Verifique o fechamento da porta de saída, porta de armários ou guarda-roupas e de janelas do ambiente para ver se as pás do ventilador não baterão quando forem acionadas antes de começar sua instalação;

• Não misture pás ou peças de ventiladores de teto diferentes, pois estas podem ocasionar falhas ou acidentes por não serem idênticas às recomendadas;

Como Instalar Ventilador de Teto 2

Como Instalar Ventilador de Teto

• Ao montar seu ventilador, confira se as pás ficaram bem fixas a base de apoio;

•  Ao instalar a parte elétrica de sua casa funciona com tensão elevada, que é dividida em fase e neutro (fio terra), em fios que vem da caixa de energia para instalação residencial. E para instalar o ventilador de teto é necessário ter um aparelho que identifique qual o fio fase e o fio neutro da instalação, para não ocasionar curtos em toda rede;

• Quando começar sua instalação do ventilador de teto, você deve desligar a energia elétrica de sua casa através do disjuntor residencial, ou na caixa de energia principal, para evitar acidentes.

Instalar ventilador de teto esquema 2

Instalar Ventilador

Vídeo Explicativo

E para lhe ajudar a entender um pouco de como instalar um ventilador de teto em sua casa basta conferir o passo a passo deste vídeo explicativo:

Mas vale lembrar que para instalar este ventilador em sua casa o recomendado é chamar um eletricista especializado, que está apto para montar e instalar seu ventilador de teto em sua casa, utilizando os cuidados adequados.

Aprendeu como instalar um ventilador de teto facilmente?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *