Home » Seu Lar » Limpeza » Como lavar lingeries na máquina e à mão; 3 principais cuidados

Como lavar lingeries na máquina e à mão; 3 principais cuidados

Aprenda como lavar e secar suas lingeries na máquina de lavar roupas, e veja porque você não deve lavar as peças durante o banho.

27/02/2013 22h10m. Atualizado em 04/09/2015 11h50m por:

 

A calcinha é uma das peças de roupa do guarda roupa feminino que mais merece cuidados na hora de ser lavada. Ela é uma peça muito delicada, que é fabricada em tecido de algodão, nylon, rendas e bordados. E cada modelo de lingerie tem uma ocasião especial para ser utilizada. Algumas são mais indicadas para o dia a dia, outras para um encontro mais intimo, e tem também os modelos mais macios, que são indicados para os dias mais frágeis que toda mulher vivencia durante o mês.

Embora a tarefa de lavar uma lingerie ou sutiã pareça fácil, é necessário que sejam tomados alguns cuidados essenciais, para que a peça não perca sua maciez, sua elasticidade e sua cor. Algumas mulheres possuem o hábito de lavar lingerie durante o banho, para aproveitar a água quente do chuveiro. Mas aqui fica o alerta, não lave sua calcinha, ou mesmo o sutiã durante o banho. A água quente prejudica a peça, e o vapor do banho durante a secagem da lingerie ajuda na proliferação de fungos.

como lavar lingeries-01

Se você deixar secar lingeries ao ar livre não deixe de passar com ferro antes do uso.

Outra coisa que você deve evitar é deixar sua lingerie dentro de uma máquina de lavar. O movimento que a máquina produz durante a limpeza da roupa acaba esticando a calcinha, e com isso ela perderá sua elasticidade, além de ficar cheia de bolinhas indesejáveis.

1. Dica de como lavar lingerie

A lavagem de calcinhas e sutiãs deve ser feita a mão, em uma bacia separada de outras roupas. Você deve usar água na temperatura ambiente, um sabão cremoso para limpeza de lingeries, e as peças devem ser esfregadas com suavidade.

como lavar lingeries-02

Use sempre bacias separadas para lavagem.

Caso na sua região não tenha um sabão especial para lavar a lingerie, você pode usar sabão neutro. Evite também o uso de alvejantes ou água sanitária, estes produtos prejudicam o tecido de sutiãs e calcinhas.

2. Lavar lingerie branca na máquina

Quando as cores vale a mesma dica para outras peças de roupa, calcinha branca com calcinha branca, e calcinha colorida com calcinha colorida. Para secar as peças, primeiro enrole as calcinhas em uma toalha para retirar o excesso de água, e depois coloque a lingerie para secar em um varal próprio para isso, ou deixe-as secar encima da toalha.

como lavar lingeries-03

Em máquina de lavar use sacos apropriados para não danificar a lingerie.

E por ser um tecido muito delicado, calcinhas e sutiãs não devem ficar secando ao sol, e nem devem ser passadas, pois o calor danifica as fibras da lingerie.

Aprendeu como lavar lingerie na máquina da melhor forma possível?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *