Home » Arquitetura » Hidráulica » Como limpar sifão da pia do banheiro em 5 etapas simples

Como limpar sifão da pia do banheiro em 5 etapas simples

Vejam as dicas para limpeza do sifão da pia do banheiro, que com o passar do tempo acaba ficando entupido, principalmente com fios de cabelo.

09/04/2014 13h33m. Atualizado em 03/06/2015 16h24m por:

 

Como limpar sifão da pia do banheiro 001

O sifão é um cano em formato curvo, que foi desenvolvido para garantir o escoamento da água de pias do banheiro e da cozinha até o sistema de coleta de esgoto, e também para trazer segurança aos moradores, pois impede que os gazes que se formam no esgoto não retornem para dentro da casa.

Isso é feito devido ao formato curvo dos sifões, que serve para armazenar um pouco de água, que funciona como uma válvula, impedindo assim o retorno do odor e também de insetos que vivem nos esgotos.

Como limpar sifão da pia do banheiro 1

Tome cuidado com a borracha de vedação

Limpeza periódica do sifão

Mas para que este sistema funcione corretamente, é necessário que o sifão da pia do banheiro seja limpo periodicamente, até porque por ali costumam cair muitos fios de cabelo, que com o tempo causam a obstrução da passagem de água e entupindo a pia.

Como limpar sifão da pia do banheiro 5

Sifão bem instalado embaixo de uma pia

5 passos para fazer a limpeza do sifão

Os sifões podem ser feitos de PVC ou metal, em modelos com coletor de sujeira ou flexíveis, e cada um deles é limpo de uma forma.

Como limpar sifão da pia do banheiro 4

Nunca tente reposicionar um sifão que já está a mais de 1 mês parado

1. Coloque um balde por baixo da pia antes de começar a limpeza, que vai ajudar a recolher a água que irá escorrer;

2. Solte as porcas que prendem o sifão na válvula do lavatório e no cano de saída do esgoto. Em alguns casos a saída é apenas encaixada, e para soltá-la basta puxar para fora;

3. Quando soltar o sifão, provavelmente ele terá água em seu interior, por isso tome cuidado para deixar esta água escorrer no balde, evitando assim sujeira em todo banheiro;

4. Depois lave o interior do sifão para que a sujeira acumulada (fios de cabelo, gordura, etc.) se desprendam, e com isso o sifão possa ser utilizado por muito mais tempo;

5. Daí é só rosquear novamente o sifão abaixo da pia, que ele estará limpo e pronto para uso.

Como limpar sifão da pia do banheiro 2

Desligue a água de sua casa

Vídeo de limpeza do sifão

E neste vídeo vocês conferem as dicas para limpeza do sifão com coletor de sujeira, de forma bem simples e prática:

Trocando o sifão em caso de vazamentos

Como os modelos atuais de sifão a venda em lojas de materiais para construção são feitos de plástico, com o passar do tempo eles acabam se rachando e causando vazamentos no banheiro, que são bem incômodos.

Mas para resolver este problema basta conferir as dicas deste vídeo, aonde a vendedora Carla Lima ensina todas as etapas para troca da válvula do lavatório e também do sifão, de forma simples e bem prática:

Aprendeu como limpar?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *