Home » Seu Lar » Como Limpar Ventilador

Como Limpar Ventilador

Aprenda como limpar seu ventilador e mante-lo em bom estado por mais tempo!

18/07/2012 17h22m. Atualizado em 14/03/2013 14h31m por:

 

Ventilador 1

Como limpar seu ventilador! O Brasil é uma região de predomínio do clima tropical; e em muitos lares este clima acaba deixando a temperatura bem acima de 30 graus. Com isso o ar fica mais quente e pesado, e as pessoas sentem aquela moleza no corpo, e um cansaço para realizar as atividades do dia a dia.

Ambientes fechados, como salões e escritórios, também acabam sofrendo pelos efeitos do calor. Este calor em muitos casos é ampliado quando o ambiente possui muitos aparelhos eletrônicos ligados, como computadores, impressoras e home theaters, pois estes emitem calor juntamente com seu funcionamento. E até para dormir em ambientes quentes é uma situação difícil, e que acaba gerando uma noite de sono mal dormida, que trás consequências no decorrer do dia seguinte.

Como limpar ventilador

Como limpar ventilador

Mas uma das soluções muito utilizadas para redução do calor nestes locais é o uso dos ventiladores.

Utilização dos ventiladores

Eles podem ser em modelos para o teto, circuladores de ar, ou até mesmo aqueles ventiladores móveis, que podem ser transportados com facilidade de um cômodo para outro.

São muito comercializados, principalmente nas regiões de muito calor, e na temporada do verão, onde muitas pessoas sofrem com a temperatura elevada.

Mas é importante que o limpar o ventilador com frequência, para evitar a propagação de sujeira, ácaro e fungos no ambiente. Também é fundamental realizar a limpeza do ventilador com frequência, de pelo menos seis meses, para evitar que a sujeira impeça o funcionamento do motor, e venha a queimar o aparelho.

Funcionamento do  Ventilador

Antes de qualquer coisa, observe o funcionamento de seu ventilador. Se ele estiver se movendo com lentidão, ou mesmo fazendo um barulho mais acentuado, é sinal que já passou da hora de realizar uma limpeza. Outra dica é visualizar o acumulo de sujeira no ventilador, e com isso constatar a necessidade de limpar o ventilador de maneira periódica.

Ventilador 4

Dicas para Limpar seu ventilador:

1. Primeiro desligue o aparelho, e retire-o da tomada se for possível, para evitar o risco de choque;

2. Retire a grade de proteção que fica sobre o ventilador;

3. Depois retire a hélice com o auxílio de uma chave de fenda;

Lado da Hélice

4. Observe que esta hélice tem uma seta indicativa do lado que gira, e é importante que seja recolocada na mesma posição;

5. Passe uma escova de cerdas macias sobre a hélice e sobre as grades do aparelho, para retirar o excesso de sujeira acumulada;

6. Depois lave estas peças (que geralmente são de plástico ou metal) com água e detergente, para retirar toda gordura e sujeira restante;

Ventilador 3 limpar

7. Não retire o motor de sua base, ao invés disso, passe a escova para retirar o excesso de sujeira, e depois passe um pano seco para retirar o pó acumulado;

Gotas de Óleo para Limpar

8. Depois pingue duas gotinhas de óleo para motor na engrenagem, para lubrificar o sistema (este óleo geralmente é aquele usado em máquinas de costura);

9. Limpe também a base com um pano úmido, mas tome cuidado para não cair água no motor;

10. Feita a limpeza, monte todas as partes retiradas em seu devido lugar.

Com isso, você notará a diferença na utilização de seu ventilador, que estará muito mais silencioso e até refrigerando mais o ambiente.

Ainda tem duvidas de como limpar ventilador? O seu é de um modelo diferente? Deixe um comentário que tentaremos te ajudar!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *