Home » Artesanatos e DIY » Como lixar porta de madeira antes de pintar em 4 passos

Como lixar porta de madeira antes de pintar em 4 passos

Aprenda como lixar portas de madeira antes da pintura, e vejam qual a melhor escolha das lixas para deixar o acabamento liso e bem feito.

15/12/2014 14h33m. Atualizado em 15/12/2014 14h24m por:

 

As portas de madeira são elementos da decoração muito utilizados em casas e apartamentos, que são projetadas em vários tamanhos e modelos, e que nos permitem entrar e sair de um ambiente ao outro, deixando assim cada um deles seguro e isolado quando necessário.

E um dos materiais mais utilizados para fabricação de portas é a madeira, que é usada tanto para portas externas como nas portas internas do imóvel, tornando cada ambiente mais elegante e convidativo.

1-como_lixar_porta

Mas para garantir boa durabilidade as portas de madeira é necessário que elas sejam pintadas ou envernizadas, o que vai garantir proteção contra diversos fatores, como os raios de sol ou a chuva, de acordo com o local aonde foram utilizadas.

Quando é necessário lixar a porta de madeira

Quando compramos uma porta nova para nossa casa ela pode vir lisa e envernizada de fábrica, ou ser de um modelo mais rústico e cheio de farpas, de acordo com o modelo escolhido.

Se elas tiverem a superfície lisa ou envernizada não é necessário passar a lixa em toda peça, e a pintura pode ser feita com o uso de tinta látex ou tinta esmalte.

2-como_lixar_porta

Já para aquelas portas ásperas, ou mesmo com tinta usada será necessário lixar, e com isso remover farpas, tinta antiga, sujeira e riscos, que deixam a madeira feia e com acabamento irregular.

A escolha da lixa ideal para porta de madeira

Uma dica e um vídeo sobre a importância da escolha da lixa.

3-como_lixar_porta

1. A escolha da lixa ideal

Outro ponto importante na hora de lixar portas de madeira é a escolha da lixa, que deve ser feita sempre da mais grossa (com valores baixos) até a mais fina (com valores altos). Isto é importante, pois a lixa grossa ajuda a remover toda tinta e resíduos que o tempo proporcionou a porta, enquanto que a lixa mais fina vai garantir uma superfície lisa e bem acabada na madeira.

4-como_lixar_porta

2. Vídeo sobre a escolha

E para lhes ajudar nesta escolha separamos este vídeo com as principais dicas para escolha do tipo de lixa ideal para todas as superfícies de madeira que vocês forem pintar em casa:

Como lixar a porta de madeira

4 dicas de como lixar uma porta de madeira

1. Proteção

Ao lixar a porta use máscara e luva, e forre o chão para facilitar o trabalho de limpeza. Retire os espelhos da maçaneta, e cubra o cabo e bocal da fechadura com fita adesiva. Faça o mesmo nas dobradiças da porta, para não lhes causar danos.

– Aprenda como pintar MDF;

5-como_lixar_porta

2. Limpe bem a peça

Aqui a dica para lixar a porta é, quanto mais gasta a pintura ou antiga a porta, você vai precisar lixar mais, para que toda sujeira e camadas antigas sejam retiradas da madeira.

6-como_lixar_porta

3. Sempre na mesma direção

E ao lixar a porta de madeira tente seguir uma única direção, de preferência nos riscos do veio da madeira. Caso a porta tenha tinta muito gasta o recomendado é o uso de uma espátula para remoção desta tinta, e só depois usar a lixa.

7-como_lixar_porta

4. Pinturas novas

Já em pinturas mais novas o recomendado é passar a lixa somente para tirar o brilho da tinta, e com isso a porta vai estar pronta para outra pintura. E depois de lixar a porta é necessário limpá-la com um pano macio, para retirada dos farelos e sujeira, para depois aplicar as camadas de tinta na cor escolhida.

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Como lixar porta de madeira antes de pintar em 4 passos

  1. Melvin disse:

    Bem, estou iniciando com a piifrgaora , comecei fazendo riscos de desenhos em bambu, isso por curiosidade e concsegui bom resultado, mesmo sem um pirografo de verdade trab. com soldador elet. gostaria de saber se alguem poderia me passar umas dicas tal com conseguir desenhos de paisagem de todos os tipos ok se alguem puder me ajudar serei muito grato pois o sait de vcs e9 muito ilustrativo . oswaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *