Home » Arquitetura » Elétrica » Como medir corrente elétrica com multímetro em casa

Como medir corrente elétrica com multímetro em casa

21/03/2016 10h58m. Atualizado em 21/03/2016 13h02m por:

 

O multímetro é um aparelho desenvolvido para medir inúmeras grandezas elétricas, como tensão, corrente, resistência, continuidade, dentre outras, dentro de um sistema de corrente continua (presente em pilhas e baterias) ou corrente alternada (presente em instalações elétricas residenciais ou comerciais).

Ele é utilizado por técnicos que trabalham na área de eletrônica, em autoelétricos e também por profissionais que executam manutenção de redes elétricas em diversos setores.

Como medir corrente elétrico com multímetro 001

E o aparelho também pode estar presente em um kit de ferramentas residencial, pois vai facilitar a realização de testes simples do dia a dia, como a troca de uma tomada aí na sua casa, que vai ficar mais segura se você tiver um multímetro para testar a chegada de corrente elétrica no local.

Como medir corrente elétrico com multímetro 003

Como usar um multímetro para medir correntes elétricas

Existem no mercado dois tipos de multímetros a venda, o analógico e o digital, com preços que variam conforme o número de funções do aparelho.

Como medir corrente elétrico com multímetro 004

Mas para compra recomendados os modelos mais simples, que lhes ajudarão a medir correntes elétricas aí na sua casa, de maneira segura e prática.

E para ver como usar de maneira correta o multímetro em sua casa basta conferir as dicas do vlogueiro RaaVaz, que vai lhes falar um pouco sobre o uso do multímetro, e também vai lhes ensinar como medir correntes elétricas aí na sua casa:

No tutorial o vlogueiro ensina tudo que é preciso para medir corrente alternada aí das tomadas e interruptores de sua casa; e também a forma correta de medir corrente contínua, presente nas pilhas do rádio, e na bateria do veículo ou do smartphone.

Como medir corrente elétrico com multímetro 002

Vale lembrar que na hora de medir uma corrente elétrica, nunca encoste nos terminais de contato, pois isso pode causar um choque elétrico, principalmente quando estiver mexendo na rede elétrica residencial.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *