Home » Arquitetura » Elétrica » Como montar um bocal de luz em 4 passos simples e com segurança

Como montar um bocal de luz em 4 passos simples e com segurança

Aprenda como realizar a montagem e instalação do bocal e do interruptor de luz aí na sua casa, com as dicas deste artigo.

15/08/2014 22h17m. Atualizado em 13/03/2015 21h44m por:

 

Como montar um bocal de luz 001

A energia elétrica é um dos benefícios da era moderna que, desde que passou a ser utilizada nas residências, nos proporciona a cada dia diversas facilidades, principalmente com relação a iluminação dos ambientes.

Mas esta iluminação só é possível com a correta instalação e montagem do bocal de luz, que é conectado na rede elétrica por meio de fios conectados a um interruptor, com a função de acender ou apagar a luz quando é pressionado.

O bocal de luz, ou soquete para lâmpada, é vendido em vários tamanhos e modelos, e sua instalação pode ser feita aí na sua casa de forma bem simples, desde que sejam tomados alguns cuidados, principalmente em desligar a energia residencial antes da instalação.

Diagrama para montagem de um bocal de luz simples.

Diagrama para montagem de um bocal de luz simples.

Como fazer a instalação do bocal e do interruptor de luz

Para lhes mostrar como fazer a instalação do bocal e do interruptor de luz separamos abaixo um vídeo tutorial e um diagrama ilustrativo.

Nele vocês conferem como realizar todas as conexões elétricas que devem ser feitas para montagem e funcionamento de uma lâmpada residencial simples, que pode ser fixada em todos os cômodos de sua casa:

3 dicas de segurança para montar um bocal de luz

Vale lembrar que a instalação ou troca de bocais de lâmpada, tomadas, soquetes e interruptores, só deve ser feita com a energia residencial desligada, para evitar riscos de choque elétrico e acidentes domésticos.

Desligue a rede elétrica antes de realizar a instalação e montagem do novo soquete de luz.

Desligue a rede elétrica antes de realizar a instalação e montagem do novo soquete de luz.

Nunca deixe que a fase e o neutro se encostem, pois isso causará um curto circuito em toda instalação elétrica de sua casa, que pode causar até incêndios de grandes proporções.

E em caso de dúvidas sobre como realizar a correta instalação elétrica destes componentes aí na sua casa o recomendado é contratar os serviços de um bom eletricista residencial aí na sua cidade.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *