Home » Arquitetura » Pintura » Como pintar objetos de ferro antigo: 4 passos simples para restaurar

Como pintar objetos de ferro antigo: 4 passos simples para restaurar

Saibam como pintar e restaurar objetos antigos de ferro em casa, com o uso de dicas simples e práticas de limpeza, remoção da ferrugem e pintura das peças.

29/08/2014 13h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h04m por:

 

Como pintar objetos de ferro antigo 002

Quem possui objetos de ferro antigo em casa sabe bem como eles são duráveis e resistentes, e que com os cuidados adequados ainda podem resistir por muitos anos mais.

Estes objetos podem ter pertencido aos nossos pais, avós ou bisavós, ou mesmo terem sido comprado em lojas de antiguidade, e vão ajudar a realçar a decoração de nossas casas, principalmente após a aplicação correta de uma nova pintura.

E aqui destacamos não só os portões antigos, mas também diversos outros objetos, como panelas, vasos, candelabros, ferros de passar, arandelas, janelas, placas comemorativas, dentre outros de mesmo valor inestimável.

Como pintar objetos de ferro antigo -1

Como pintar objetos de ferro antigo

Pintura de objetos de ferro antigo

Às vezes o que o objeto antigo de ferro necessita é apenas uma limpeza e uma nova pintura para ser restaurado. Já em outros casos, como em objetos antigos que ficaram expostos aos efeitos do tempo, talvez seja necessário remover a ferrugem acumulada antes da pintura, para que a restauração seja feita da forma adequada.

Como pintar objetos de ferro antigo -2

Pintura de objetos de ferro antigo com lixa fina

E para realizar esta nova pintura basta conferir as dicas deste vídeo, que vai lhes ensinar como preparar e pintar objetos de ferro antigo, desde a parte de lixar a peça, remover a ferrugem, aplicar a base e posteriormente aplicar o esmalte de pintura na cor de sua preferência:

4 dicas para pintar objetos de ferro antigo

Separamos abaixo mais algumas dicas de pintura em objetos de ferro antigo aí na sua casa:

1. Primeiro é necessário limpar o objeto, principalmente se ele já está guardado ou ficou exposto ao tempo por muitos anos. Esta limpeza deve ser feita com água e sabão neutro, para retirar toda sujeira, gordura e impurezas acumuladas na peça;

2. Depois é importante lixar a peça, para retirada não só dos pontos de ferrugem, mas para remoção de camadas antigas de tinta;

3. A escolha da lixa é feita por números, onde temos números baixos para lixas mais grossas (60, 80, etc.), enquanto números altos são de lixas mais finas (240, 300, etc.). Aqui uma dica é usar lixas grossas para remover ferrugem e tinta, e lixas mais finas para dar acabamento à peça, removendo pequenas imperfeições no objeto;

Como pintar objetos de ferro antigo -3

Pintando portão antigo de ferro

4. Após lixar o objeto, passe um pano levemente úmido para retirar todo pó e sujeira ainda restantes, e só depois comece o processo e aplicação da base e da pintura, que vão dar vida nova ao objeto de ferro.

Recuperação total do objeto

Com estas dicas vocês vão poder restaurar objetos antigos de ferro aí na sua casa, e com isso terão em casa lindas peças decorativas, que vão durar por muito mais tempo.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *