Home » Arquitetura » Pintura » Como produzir tinta de parede e 8 dicas de como pintar um ambiente

Como produzir tinta de parede e 8 dicas de como pintar um ambiente

Aprenda como preparar a tinta para pintura das paredes de sua casa, e veja as principais dicas de pintura. Veja também como fazer tinta com terra e água.

27/02/2014 13h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h52m por:

 

Como produzir tinta de parede 001

Uma das formas de transformar o visual de nossa casa com rapidez e que deve ser feita de tempos em tempos é com a pintura das paredes, que ajuda na proteção de toda estrutura da casa, e também evita o aparecimento de fungos ou rastros de umidade, dependendo do modelo de tinta escolhida para pintura.

Esta pintura nas paredes pode ser feita por uma equipe profissional de pintura ou mesmo de forma amadora, principalmente se ela for feita aos poucos pelos moradores, que podem aproveitar um final de semana, caso não sejam necessárias outras reformas no imóvel (como paredes descascando ou aparecimento de rachaduras).

como produzir tinta de parede4

Para uma boa pintura, use fita nas bordas para não haver borrados ou manchas

8 dicas de tinta de parede em casa

E para lhes ajudar nesta pintura, separamos abaixo algumas dicas sobre o tipo de tinta ideal para paredes da casa, a mistura das tintas e também dicas de pintura em um vídeo tutorial:

• A tinta ideal para pintura das paredes é a tinta látex (ou tinta PVA), que é bem simples de utilizar e pode ser limpa do chão ou dos móveis com um pano úmido. Existem também as tintas premium, que são mais caras, mas garantem um acabamento mais duradouro, ou mesmo as tintas próprias para alvenaria, que possuem acabamento fosco (o mesmo das tintas PVA), acetinado ou semibrilho;

como produzir tinta de parede3

Calculo da área de pintura

• Para preparar a tinta antes da pintura vocês devem seguir atentamente as instruções descritas na embalagem, que ensinam qual a mistura ideal de tinta e sua forma de preparo, sendo que em algumas instruções esta descrito que a primeira demão de tinta é misturada com 20% de água, e a segunda ou terceira demão já utilizam apenas 10% de água na mistura;

• Não use água demais na mistura da tinta, ou ela poderá ficar muito diluída e o resultado da pintura não ficará bom;

• Outra dica sobre as cores é comprar as tintas já preparadas na loja, aonde as cores são misturadas de forma uniforme, e vocês já sairão da loja com uma tinta pronta para aplicação nas paredes;

• Já para calcular quanta tinta será utilizada, é necessário ter em mãos as medidas das paredes e do teto aonde será aplicada a tinta, que serão multiplicadas para saber exatamente quantos litros de tinta serão necessários na pintura;

como produzir tinta de parede2

Materiais básicos para uma boa pintura

• Para dar cor a tinta são utilizados os corantes ou pigmentos, conforme o tipo de tinta utilizada. E para ter um controle ideal da cor que foi obtida da mistura, é recomendado contar cada gota utilizada, e ir anotando em um papel, para realizar sempre a mesma mistura de tinta;

• As sobras de tinta também podem ser misturadas, desde que elas sejam do mesmo tipo e base, ex: tinta acrílica com tinta acrílica.

8 dicas de c6

Produzindo a tinta em casa

Faça você mesmo a pintura da parede

E para lhes ajudar separamos abaixo este vídeo com as principais dicas para vocês pintarem as paredes de sua casa em um final de semana ou feriado prolongado, e com isso dar um novo visual na decoração de seu lar:

Dica especial para produzir tinta em casa

E para quem quer deseja pintar sua casa de uma forma diferente e muito original, separamos abaixo uma dica muito legal, que é a tinta caseira feita com terra, que é super simples de fazer, e que vai garantir um acabamento bem contemporâneo na decoração.

como produzir tinta de parede1

Tinta feita em casa

Para produzir sua tinta artesanal em casa basta seguir as dicas deste vídeo tutorial, que ensina o passo a passo para produzir sua tinta com o uso de terra:

Aprendeu como pintar uma parede e produzir tinta de parede em casa?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *