Home » Arquitetura » Fachadas » 7 passos para reformar uma calçada e deixa-la bonita

7 passos para reformar uma calçada e deixa-la bonita

Vejam as 7 dicas para construir ou reformar a calçada de sua casa, e com isso mantenha a fachada do seu imóvel muito mais segura e bem valorizada.

01/09/2014 10h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h04m por:

 

Como reformar uma calçada 002

Uma das partes que ajudam a realçar a entrada de uma casa é, sem dúvida, sua calçada. A calçada é uma área que fica entre o portão e o muro do imóvel até a chegada da guia, ou meio fio da rua, e que permite a passagem de pedestres na frente de sua casa diariamente.

E por ser um caminho de passagem, é muito importante que a calçada seja construída ou reformada de tempos em tempos, para evitar rachaduras e imperfeições, que podem causar acidentes involuntários, mas que devido à lei, são de responsabilidade dos moradores do imóvel.

Etapas para construir ou reformar uma calçada

Existem vários materiais para construção de uma boa calçada, desde os mais simples, como uma argamassa com cimento, areia, água e pedriscos, até a utilização de revestimentos de pedra, cerâmicas e outros materiais.

Destes modelos as calçadas simples são as mais fáceis de construir e reformar, pois utilizam menos materiais, e podem ser feitas em um final de semana, dependendo do tamanho do imóvel e também das condições climáticas.

Como reformar uma calçada 001

Alisando o cimento de uma calçada

Vídeo de como reformar uma calçada

E neste vídeo vocês conferem todas as etapas para construção desta calçada simples, com o uso de um nível de parede, linha de pedreiro, régua e massa de cimento, água e areia:

7 dicas para reformar uma calçada

Abaixo seguem mais algumas dicas para construir e reformar a calçada aí de sua casa, e que vão lhes ajudar a dar um novo visual ao imóvel:

1. Para dar mais firmeza a massa, utilize pedra britada, que deve ser misturada aos poucos sobre a massa de cimento e areia ainda molhada, para facilitar sua mistura e também sua colocação na calçada;

2. Outra dica para reforçar a calçada é o uso de uma armação de ferro em sua base, que vai garantir firmeza e boa sustentação, principalmente em calçadas que vão suportar muito peso todos os dias;

Como reformar uma calçada 003

Preparação da calçada para reforma

3. Umedeça toda área da calçada com uma brocha antes de aplicar a massa, para obter uma maior aderência no local;

4. Conforme a massa for secando na calçada, polvilhe sobre ela um pouco de água com o auxílio de uma brocha, e desta forma o cimento vai secar sem riscos de rachaduras e imperfeições;

5. Ao utilizar pisos e revestimentos para decorar a calçada, opte sempre por modelos antiderrapantes, para evitar acidentes em dias chuvosos;

Como reformar uma calçada 004

Revestimento superior da calçada

6. Deixe sempre um ângulo de inclinação ideal para escoamento da água da chuva, seja qual for o modelo de piso escolhido, e com isso os muros da casa não sofrerão com os efeitos da umidade acumulada;

7. E para obter um resultado mais refinado, contrate os serviços de um bom profissional da área aí na sua cidade, que saberá exatamente como executar cada etapa da construção e reforma da calçada na frente de sua casa.

Aprendeu como reformar uma calçada e deixa-la mais bonita?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *