Home » Arquitetura » Pintura » Como remover tinta de grade e portão de ferro

Como remover tinta de grade e portão de ferro

20/08/2016 09h15m. Atualizado em 20/08/2016 20h28m por:

 

As grades de ferro são itens muito utilizadas em casas e apartamentos, e que estão presentes na fabricação da proteção da janela, das portas e portões internos e externos, e também dos portões gradeados, que cercam imóveis de vários tamanhos.

Elas garantem um ar mais contemporâneo na decoração, e ainda hoje são muito procurados na hora de planejar todo o acabamento de uma casa.

Outra vantagem das grades de ferro é sua alta durabilidade, que pode ser conservada por anos, mesmo para aquelas que ficam expostas ao tempo com frequência.

A pintura ajuda a manter a conservação das grades de ferro

E o segredo para manter a conservação das grades de ferro é realizar sempre uma nova pintura, que evita a chegada da ferrugem, que é tão prejudicial ao ferro.

Aprenda como remover a pintura gasta e sem vida das grades de ferro.

Aprenda como remover a pintura gasta e sem vida das grades de ferro.

Mas para fazer uma pintura eficaz nas grades de ferro, primeiro é necessário remover toda pintura antiga, que vai ficando gasta com o tempo, e perde suas propriedades de proteção.

Dicas para remover tinta de grade e portão de ferro

E para lhes ajudar a remover a tinta das grades de ferro aí na sua casa basta conferir as dicas a seguir:

• O primeiro passo é limpar bem as grades de ferro, com uma mistura de água e detergente neutro (ou vinagre branco) que vão ajudar a remover a gordura e sujeira acumuladas com o tempo;

• Em seguida é hora de lixar as grades com o uso de uma lixa para ferro, de gramatura 60 ou 80, ou uma escova de aço. Uma lixadeira elétrica ajudará bastante no processo;

Lixe bem as peças para remover a tinta antiga, e dar nova vida as grades de ferro.

Lixe bem as peças para remover a tinta antiga, e dar nova vida as grades de ferro.

 

• Forre adornos de alumínio, maçanetas e outros detalhes decorativos delicados com papel ou fita adesiva, para não sofrerem danos durante este processo;

• Nesta hora, forre todo o local com jornais ou papelão, e utilize luvas, óculos e uma máscara de proteção, para não inalar poeira. Use também roupas mais velhas, e com mangas e pernas compridas, para proteger o corpo;

Um fundo preparador é importante para garantir proteção contra ferrugem, e ainda permite maior aderência da tinta.

Um fundo preparador é importante para garantir proteção contra ferrugem, e ainda permite maior aderência da tinta.

• Caso a tinta ou verniz não esteja saindo com a lixa, existe um produto no mercado que se chama Strip tease removedor, ele pode ser aplicado com uma trincha ou pincel, tem característica de um gel, aguardar alguns minutos e remove com uma espátula, não esquecendo que antes de aplicar o zarcão ou tinta, limpe bem o ferro para que não fique nenhum vestígio do removedor, para que ele não continue agindo e com isso pode danificar a pintura nova.

• Depois de lixar bem a peça use um pano levemente umedecido para remover o pó acumulado, e a grade de ferro estará pronta para as etapas de pintura;

• Em seguida aplique um fundo preparador, como uma tinta zarcão, que garante proteção ao metal e ainda forma uma base para maior adesão da tinta, e em seguida a tinta na cor desejada, respeitando as demãos e o tempo de secagem recomendados pelo fabricante.

Um cuidado extra é com as tintas muito antigas, que continham chumbo em sua composição, e por isso você deve evitar ao máximo inalar o pó que sai na hora de lixar e limpar as grades de ferro.

Depois é só realizar a pintura, que pode ser feita com pincel ou pistola de pintura.

Depois é só realizar a pintura, que pode ser feita com pincel ou pistola de pintura.

Dicas para pintar as grades de ferro

E para realizar a pintura das grades de ferro, basta conferir estas dicas, apresentadas no portal Oficina de Casa, por Marcelo Aguilera:

No vídeo ele vai lhes mostrar todas as etapas para lixar, proteger e pintar grades de ferro ou aço galvanizado aí na sua casa.

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *