Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Como resolver infiltração em paredes, lajes e pisos da casa

Como resolver infiltração em paredes, lajes e pisos da casa

Veja como resolver os problemas de infiltração de água nas paredes de casas e apartamentos, com soluções práticas e eficazes em casa ocasião.

14/11/2016 10h41m. Atualizado em 13/11/2016 10h47m por:

 

A infiltração de água nas paredes de um imóvel é um problema sério, e que se não for resolvido o quanto antes, pode causar sérios transtornos para toda família.

Esta infiltração é caracterizada pela passagem da água por entre microfissuras existentes nas paredes, que com o passar dos anos acabam se tornando maiores, principalmente em construções mais antigas e mal conservadas.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-001

Com isso, as paredes começam a “minar água”, que acaba escorrendo em diversos locais, formando trincas, rachaduras e manchas. E o pior, se a infiltração não for resolvida, ela pode trazer sérios danos estruturais as paredes do imóvel, em móveis e também nos revestimentos.

Outro inconveniente causado pela infiltração é o mofo, um tipo de fungo que se alastra pelas paredes, e pode causar uma série de doenças respiratórias em toda família.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-003

Dicas para resolver infiltração nas paredes

Por isso é muito importante identificar os sinais de infiltração nas paredes da casa, e com isso ter em mente qual a melhor solução para sanar o problema.

Infiltração no telhado da casa

E uma das causas mais comuns da infiltração de água pelas paredes são as telhas quebradas, que deixam a água se acumular na laje, e com o tempo ela vai escorrendo até chegar aos cômodos.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-002

Aqui duas soluções podem ser tomadas, a primeira é trocar as telhas quebradas, e a outra é aplicar uma camada impermeabilizante em toda laje, para evitar o acúmulo de água no local.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-004

Ainda focados no telhado uma alternativa que pode evitar infiltrações é a instalação das calhas, que permitem o melhor escoamento das águas das chuvas, que podem ser captadas e aproveitadas para lavar o quintal, o carro ou regar as plantas.

Canos quebrados e a infiltração

Outra causa comum de infiltração em paredes são os canos quebrados, que muitas vezes trincam conforme a pressão de água da rua, e estas pequenas rachaduras causam o aparecimento de manchas nas paredes e em diversos tipos de revestimentos.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-005

Aqui a solução é a troca dos canos, mas é uma tarefa que pode levar apenas algumas horas, ou um dia inteiro de trabalho, e que envolve um serviço completo de hidráulica e alvenaria no local do vazamento.

Desnível do terreno também causa infiltração

Há também a infiltração vinda do solo, que costuma acontecer quando o terreno é desnivelado, e com isso um dos lados da casa fica mais baixo que o outro.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-007

Nestas situações a água das chuvas pode acumular nas paredes laterais, e ir se infiltrando lentamente no imóvel, o que causa manchas amareladas nas paredes, trincos e mofos.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-006

E aqui a dica é impermeabilizar as paredes externas, ou até mesmo instalar um sistema de drenagem para absorver a água das chuvas, evitando que elas se acumulem nas paredes externas da casa.

Com estas dicas, e com o serviço de profissionais qualificados vocês conseguirão identificar o tipo de infiltração nas paredes aí da sua casa, e com isso sanar o problema, de forma rápida e eficaz.

como-resolver-infiltracao-em-paredes-008

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *