Consultar CPF na Receita Federal

O CPF é muito importante para o cidadão fazer operações financeiras como, aberturas de contas, empréstimos e financiamentos, aprenda como consultar pela Receita Federal.

 
 

Consultar CPF Receita Federal

Através do site da Receita Federal é possível consultar CPF Receita Federal, saiba como.O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento obrigatório de registro nacional que é usado pela Receita Federal para identificar todos os contribuintes que residem no país, sendo estrangeiro ou não. O CPF é um número do cadastro que todos cidadãos devem ter com a Receita Federal; ele é utilizado pela Receita Federal em questões de contribuições e tributos de pessoa física, tais como imposto de renda; os números de CPF são únicos, o que significa que cada cidadão brasileiro tem um número de CPF exclusivo.

O CPF

O CPF é um documento muito importante para o cidadão e faz parte de várias operações financeiras como, por exemplo, em aberturas de contas em bancos, empréstimos e financiamentos, etc. O porte do CPF não é obrigatório, mas sua apresentação é solicitada em diversas ocasiões, podendo ser apresentados através de outros documentos em que consta o consultar CPF como o RG ou Carteira de Habilitação. O CPF poderá ser cancelado por vários motivos entre eles quando o contribuinte não faz o recadastramento anual obrigatório ou quando não declara Imposto de Renda por dois anos seguidos. O SPC e SERASA são empresas privadas que não disponibilizam os seus bancos de dados publicamente para consultas do CPF, porém o SERASA coloca a disposição um Serviço de Orientação ao Cidadão em suas sedes distribuídas nas capitais e principais cidades do Brasil.

Consultar CPF na Receita Federal

CPF Receita Federal

Consultar CPF Site da Receita Federal

Para tanto deve o contribuinte comparecer ao SERASA mais próximo de sua localidade portando os seguintes documentos: Pessoa Física – munidos do RG ou Carteira Profissional e CPF. Pessoa Jurídica; Contrato Social da empresa, com registro na junta, sendo que o nome do sócio deverá aparecer no contrato; RG ou Carteira Profissional.

A consulta CPF Receita Federal é utilizada para saber sobre a situação de crédito de uma determinada pessoa. Ou seja, instituições financeiras e de crédito através de uma consulta sabem se a pessoa está com restrição no CPF, o conhecido “nome sujo. Existem vários tipos de consultas, através do site da Receita Federal, você pode verificar a situação do seu CPF que é a regularização segundo o recolhimento do imposto de renda.

Restrições e Consultas

Para ver se o seu nome está com restrições nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA) é preciso ir a uma agência destes órgãos na sua cidade e fazer a consultar CPF do seu CPF gratuitamente. Para isso basta levar documentos como RG e CPF, a consulta também pode ser feita por procurações devidamente estabelecidas para este fim, e nunca a consulta do CPF é Online. Algumas instituições financeiras como os bancos têm programas de IR 2012 onde os sistemas são integrados com essas agências, podendo ser feita a consulta, mais isso depende da instituição. Alguns sites na internet fazem essa consulta de CPF na Receita, mas eles cobram por esse serviço. Então para fazer a consulta do seu CPF de forma mais simples é entrando no Site da Receita Federal e saber a situação do seu nome.

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Consultar CPF na Receita Federal

  1. fabian alves de sousa disse:

    perdi meu cpf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>