continentes+do+mundoContinentes são grandes extensões de terras emersas, limitadas pelas águas dos mares e oceanos. Cobrem 146.594.918,56 km², número que corresponde a cerca de 30% da superfície total do planeta. O mundo está dividido em seis continentes : a Ásia, o maior deles, seguida de América, África, Antártica, Europa e, por último, Oceania.

A América é desmembrada em América do Norte, América Central e América do Sul, apesar de constituir uma porção contínua de terras. O mesmo ocorre com a Eurásia, massa de terra que é convencionalmente separada em Ásia e Europa. Os continentes apresentam uma distribuição geográfica desigual. Enquanto no Hemisfério Norte cobrem 40,4% da superfície total, no Hemisfério Sul, também chamado marítimo, as terras abrangem apenas 14,4% do total.

continentes+quais+sao7

Continentes da Terra

Vídeo da deriva dos continentes

A seguir um vídeo ensinando quantos e quais são os continentes do mundo!

Outra característica do Hemisfério Sul é a forma afunilada dos continentes. A diferença também é muito nítida entre as duas regiões polares. Enquanto no Norte há uma grande depressão, coberta pelo mar Glacial Ártico, no Sul há um continente, a Antártica, coberto por geleiras permanentes.

continentes+quais+sao3

Continente: Africa

continentes+quais+sao6

Continente: Europa

continentes+quais+sao5

Continente: América do Norte

continentes+quais+sao2

Continente: América do Sul

continentes+quais+sao

Continente: Oceania

continentes+quais+sao4

Continente: Asia