Home » Arquitetura » Pintura » Cor das paredes pode alterar o humor

Cor das paredes pode alterar o humor

Saiba como a cor das paredes pode alterar o humor das pessoas, e veja como fazer para deixar a casa com um visual mais alegre e convidativo.

30/11/2016 08h54m. Atualizado em 26/11/2016 23h02m por:

 

Uma das coisas que sempre realçam o visual de um ambiente é, sem dúvidas, o estilo das cores usadas no local. Elas estão presentes em praticamente todo ambiente, mas são mais apreciadas nas paredes ou em algum móvel de destaque no local.

Porém, para quem gosta de detalhes, até a cor das maçanetas pode despertar interesse ao observador.

cores-parede

E neste sentido, podemos dizer que as cores das paredes tem a capacidade de alterar o humor de cada um, tanto de maneira positiva, como de uma forma negativa.

psicologia-cores-sensacoes-ambientes

Como a cor das paredes pode alterar o humor?

Antes de continuarmos, vale lembrar que esta sensação de alteração do humor não tem relação com uma ou outra cor em si, e a alteração também não é relacionada a algo físico.

O que acontece é algo mais pessoal, que tem relação com os sentidos de cada pessoa, como o olfato ou o paladar, que são únicos e individuais. Um exemplo disso é o gosto de um prato de jiló, talvez para uns seja algo que nem em pensamento será apreciado, enquanto que outros vão dizer que comem até se fartar.

Com as cores acontece o mesmo, e isso pode alterar o humor da pessoa quando está em contato com aquela cor, de forma individual.

Outro ponto em questão é o padrão de cores de cada local, e que é transmitido de geração em geração. Aqui um bom exemplo é a sala de estar, que na maioria das vezes é pintada em cores neutras, pois trazem mais harmonia na maioria das pessoas.

Mas isto não impede que toda a sala seja pintada de uma cor mais escura, conforme seu gosto pessoal.

O que fazer na hora de escolher as cores das paredes para melhorar o humor

Como vimos acima, a cor das paredes pode alterar o humor de cada pessoa. E para que a alteração seja algo positivo, uma boa dica é planejar com antecedência como aquela cor vai se adaptar ao cômodo.

Nesta hora é importante analisar a entrada de luz, os móveis e até pequenos objetos de decoração, para que a pintura nas paredes tenha seu charme, mas não fique maçante, e nem desfoque todo o visual do ambiente com o passar dos anos.

O gosto pessoal também ajuda na escolha, mas é necessário o bom senso, para evitar exageros, como pinturas muito chamativas, e que vão desvalorizar o local.

E para não errar, prefira uma combinação entre as cores das paredes com cada elemento da decoração do local (móveis, quadros, vasos, tapetes, almofadas, etc.), pois isso gera harmonia na decoração, e permite que cada tonalidade seja apreciada da forma que deve ser.

Esperamos que estas dicas possam lhes ajudar na hora de fazer uma combinação de cores nas paredes, que traga bom humor e boa disposição para toda família.

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *