Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Cores de porcelanatos: 5 dicas para escolher a melhor cor e desenho

Cores de porcelanatos: 5 dicas para escolher a melhor cor e desenho

Veja quais as cores de cerâmicas e porcelanatos da atualidade, e também algumas dicas de combinações de cores e formatos na decoração.

10/03/2014 07h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h51m por:

 

Uma das formas de deixar a decoração de casas, apartamentos e imóveis comerciais de uma forma bem elegante e sofisticada é com o uso do porcelanato, que pode ser utilizado em pisos e paredes de praticamente todos os ambientes.

O porcelanato é um material que garante maior durabilidade a construção, tem boa durabilidade, garante maior limpeza ao ambiente, e é produzido em vários tons e texturas, o que oferece uma gama imensa de formas de decoração.

Cores-de-porcelanatos-1

Eles são vendidos em vários tamanhos, desde os bem pequenos (15cmx15cm) até os maiores (120cmx120cm), e com espessuras bem variadas, relativas ao índice de resistência ao atrito que a cerâmica irá suportar diariamente, de acordo com o índice PEI e conforme o local onde serão aplicados .

Cores de porcelanato a venda no mercado

Devido a sua grande utilização, existem inúmeras variedades de cores em que podemos encontrar porcelanatos para decorar nossa casa, seja para pisos, azulejos ou revestimentos em geral.

Cores-de-porcelanatos-2

1. Cores tradicionais de porcelanatos

Temos as cores tradicionais, como o branco, azul, preto, bege, e outras, e também os modelos mais atuais que imitam superfícies diferenciadas, como os pisos que imitam madeira, o mármore e o granito.

Cores-de-porcelanatos-3

2. Porcelanatos desenhados

Existem também os porcelanatos desenhados, que formam desenhos diversos quando combinados entre si, e que agregam muito mais valor na decoração do ambiente. E temos os modelos com desenhos em relevo, alguns até com formato antiderrapante, e que são ideais para colocação em lugares com bastante umidade, como banheiros ou áreas de serviço, porém sempre observe o índice PEI.

Cores-de-porcelanatos-4

Escolha das cores do porcelanato ideal

A seguir apresentamos duas dicas para escolher as cores do porcelanato de sua residência:

1. Decoração

E para decidir qual a cor ideal do porcelanato que iremos utilizar em cada ambiente, podemos pensar na decoração como um todo, e optar por pisos e azulejos que combinem com cada ambiente, principalmente com móveis e objetos de decoração.

Cores-de-porcelanatos-5

2. Luminosidade

Outro ponto bem legal de se observar é a luminosidade que queremos dar para cada ambiente, e que pode ser influenciada diretamente conforme as cores escolhidas nas cerâmicas.

Cores-de-porcelanatos-6

Com isso podemos criar ambientes mais iluminados com o uso de cerâmicas claras, como o banheiro, enquanto que outros ambientes podem ter porcelanatos mais escuros, que são ótimos para criar ambientes diferenciados, como um salão de festas ou uma sala mais alegre, dentre outras combinações.

Escolha do tamanho e cor ideal

Vale lembrar que a escolha do tamanho ideal de cada peça em conjunto com as cores dos porcelanatos também é importante, para que possam ser analisados quantos cortes serão necessários ao final da colocação de pisos e azulejos.

Cores-de-porcelanatos-7

Isso é importante para que o ambiente fique mais harmonioso e livre das emendas, que podem ser evitadas com a escolha de cerâmicas de tamanhos maiores ou menores, conforme as medidas do ambiente onde elas serão colocadas, e também para que os desenhos das cerâmicas fiquem mais visíveis e chamativos na medida certa.

Cores-de-porcelanatos-8

Cores-de-porcelanatos-12

Gostou dos modelos e cores de porcelanato para sua casa?

 
 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Cores de porcelanatos: 5 dicas para escolher a melhor cor e desenho

  1. Denise Oliveira disse:

    Olá equipe! Preciso da ajuda de vocês. Estou efetuando uma reforma é preciso saber qual o melhor porcelanato a utilizar para colocação de piso sobre piso em uma varanda, escada e garagem coberta. Aguardo e agradeço um breve retorno.
    Obrigada

  2. Rodrigo Rodrigo disse:

    Olá Denise, tudo bem?

    neste artigo explicamos o índice PEI e a cerâmica ideal para cada ambiente.

    http://www.vaicomtudo.com/indice-pei-de-ceramicas.html

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *