Home » Notícias » Educação » Curriculum Vitae: Como Fazer e Dicas Simples

Curriculum Vitae: Como Fazer e Dicas Simples

Aprenda como fazer um bom Curriculum Vitae para conseguir um emprego dos sonhos! O que fazer ou não.

08/10/2009 22h25m. Atualizado em 05/02/2012 11h55m por:

 

Curriculum Vitae 1

Curriculum Vitae é uma expressão que vem do latim e significa “trajetória de vida”. Trata-se de um documento que descreve um “caminho de vida” de uma pessoa, com relação a sua vida educacional e ou acadêmica, experiências profissionais anteriores, cursos realizados; tudo isso para explanar sua competência e aptidão para o pleito de um emprego.

E o documento também pode ser utilizado como um apoio acadêmico usado para designar todo o histórico escolar que o aluno já tenha concluído em uma determinada instituição de ensino, e com isso gerar a comprovação da qualificação do mesmo e lhe conceder o diploma merecido.

Origem da palavra Curriculum

O termo Curriculum Vitae é latim e tem significado de caminho, trajeto, percurso; e a palavra Curriculum é derivada de outro termo do latim, currere, que significa correr, ou carro de corrida. A primeira aparição do vocábulo Curriculum foi relatada no século XVI, onde o termo era designado aos alunos que concluíam seus cursos acadêmicos, onde era dito que eles “haviam cumprido o curriculum vitae de seus estudos”.

Atualmente o CV tem por finalidade demonstrar o perfil do candidato para o empregador, contendo uma síntese das qualificações, habilidades, competências acadêmicas e profissionais, além de conter dados pessoais para o contato futuro.

Curriculum Vitae Carteira de trabalho

Elaboração do Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae deve ser elaborado de uma forma simples, que contenha as informações mais importantes do candidato ao emprego, como nome, endereço, telefones de contato e email, e também tenha os relatos sobre o grau de escolaridade e cursos de qualificação realizados.

No documento também são relatadas experiências de empregos anteriores e cargos ocupados, para que com isso o empregador possa ter uma base sobre os conhecimentos e áreas de atuação em que o candidato ao emprego já atuou no mercado de trabalho.

E o modelo de Curriculum elaborado deve ser bem resumido, e não deve passar de duas folhas, o que demonstra que o candidato tem uma boa sinterização das palavras. Outra boa opção para confecção de seu currículo é utilizar um modelo pronto, que pode ser conseguido através de vários sites na internet.

Curriculum Vitae 2

E lembre sempre que o Curriculum Vitae é a primeira porta de entrada de muitas empresas na hora da seleção dos candidatos para o preenchimento das vagas de emprego. E hoje em dia o candidato ao emprego pode catalogar seu currículo em um site de empregos, e com isso tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho.

Curriculum Vitae modelo Portfólio

Existe também outra forma de elaboração do CV, que é o modelo conhecido como Portfólio. Este é um modelo específico que permite ao candidato demonstrar habilidades mais especificas de sua área de atuação, e geralmente é elaborado por pessoas que trabalham com artes ou produção.

Curriculum Vitae portfólio

Neste modelo, o formato do Curriculum mostra de uma forma mais abrangente todas as informações do candidato ao emprego e com isso poderá relatar mais detalhes sobre a vida e sua carreira, o que o torna o documento mais extenso e recheado de informações adicionais.

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Curriculum Vitae: Como Fazer e Dicas Simples

  1. josimere da silva disse:

    apoio sinceramente essa impresa que trabalha com a divulgaçao de curriculos para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>