Home » Decoração » Quartos » Guia completo para decorar o quarto do bebê em 7 etapas

Guia completo para decorar o quarto do bebê em 7 etapas

Um guia completo sobre decoração de quarto de bebê com 7 etapas e tudo sobre segurança na decoração do quarto de seu filho(a).

08/01/2012 00h44m. Atualizado em 15/06/2015 22h31m por:

 

Um guia completo sobre decoração de quarto de bebê em 2012 e seus itens de segurança. Sempre que um bebê chega a um lar é motivo de alegria para todos da família. Mas bem antes de seu nascimento os pais, e principalmente a mãe, já começam a se preocupar com o quarto e com todos os acessórios que serão necessários para acomodar bem seu filho.

E o ideal é que se programem sempre com antecedência mesmo, pois muitas lojas de venda de móveis têm prazos de entrega longos, que pode chegar a um mês, e com isso a antecedência é a melhor forma de se programar. Outro fator é a pintura do quarto, que se for realizada, deve ser feita bem antes para evitar que o cheiro das tintas utilizadas possa causar alguma alergia ao seu bebê.

1. Escolha dos móveis para o quarto de seu bebê

Alguns móveis são essenciais para que seu bebê tenha mais conforto e um espaço só dele em seu lar, como o berço e a cômoda; já outros itens como uma poltrona para amamentação, cesto para bebê ou mesmo mesinhas de apoio podem ser bem úteis, dependendo do espaço que você tenha disponível no quarto do bebê ou mesmo de seu orçamento.

decorar o quarto do bebê1

A escolha dos móveis tem que ser realizada com cuidado.

E antes de ir as compras faça a medida de todo o quarto, para que você não compre móveis maiores ou muitos pequenos e programe melhor o espaço para o conforto e segurança de se bebê; e devem ser levados em conta também o tamanho gasto com a abertura de portas de cômodas ou mesmo de gavetas.

Outra dica antes de ir as compras é conversar com outras mamães, para que você possa ver quais os itens são mais usados e quais os itens que acabam se tornando um investimento que não vale a pena.

decorar o quarto do bebê10

Nem sempre o barato sai barato!

Lembre também que o quarto do bebê deve ser arejado e limpo, e deve ter uma boa circulação de ar e ser de fácil limpeza, pois as crianças nesta idade necessitam de um espaço bem limpo e seguro.

2. O berço

Antes de comprar um berço, veja se você não o receberá de outras mães que tiveram filho há pouco tempo, pois ocorre muito isso nas famílias ou mesmo entre amigas.

decorar o quarto do bebê9

A escolha do berço é uma das partes mais difíceis para mães.

Outra dica é ver se o berço no futuro poderá ser modificado para uma minicama ou mesmo outro móvel, como uma escrivaninha. Muitas lojas já vendem berços com esta opção, mas o ideal é verificar na loja como este berço ficará no formato de uma minicama ou outro móvel, e se você gosta da aparência, pois muitos pais acabam não gostando do formato e acabam não investindo no mesmo.

decorar o quarto do bebê8

E verifique também se vêm inclusos os itens necessários para esta transformação, como grades de segurança para minicama e parafusos para montagem.

Procure também um berço que tenha uma grade lateral que possa ser baixada de forma fácil e não se solte com facilidade, ela lhe ajudará na hora da colocação do bebê para dormir ou mesmo para pegar ele no colo.

Tenha também uma cortinha em volta do berço, ela ajudará a evitar as eventuais picadas de insetos em seu neném. Opte por deixar o berço de frente para a porta e o bebê olhando para a janela, desta forma você pode passar pelo corredor e olhar o bebê enquanto ele dorme ou esta quietinho no berço.

3. Dicas de segurança para o berço:

Algumas dicas sobre as medidas do berço que garantem uma maior segurança na hora da escolha:

• Ele deve possuir uma distância mínima de 4.5 cm entre as grades e a máxima de 6.5 cm, para evitar que o bebê possa ficar preso;

• O estrado deve ter uma medida entre as ripas de no máximo 6 cm e deve ter uma distância da borda do estrado para a lateral do berço de no máximo 2.5 cm;

• Verifique também se no berço tem furos para deixar o estrado com uma leve inclinação, isso ajuda para que a criança não tenha refluxo;

• Se o berço possuir tela, ela deve ter a distância dos furos de no máximo 7 mm de espessura, o que evita que o bebê possa prender o dedinho na tela e venha a se machucar.

4. O colchão para o berço

Quando for comprar o berço, verifique com a loja se o colchão já vem incluso, e se não vier compre um colchão que seja adequado para um recém nascido e tenha densidade ideal para ele.

decorar o quarto do bebê3

Fique atendo ao colchão do berço.

Opte por colchões que tenham uma proteção por baixo, pois acontecerá muito de o colchão ficar molhado com um eventual xixi do bebê ou mesmo de golfadas, e o colchão deverá sempre ser colocado ao sol para que a umidade não acabe gerando mofo e afetando a saúde de seu neném. Ou você pode comprar uma capa protetora para o colchão, que é mais fácil de ser removida e o colchão deve sempre ser levado ao sol para arejar.

– DIY: Aprenda como fazer uma cama com paletes.

decorar o quarto do bebê6

O colchão do berço deve ficar justo, sem nenhuma folga, pois se houver um espaço de pelo menos dois dedos de espessura entre o colchão e o berço a criança pode prender a mãozinha ou os braços, portanto fique atento nas medidas.

5. Cômoda

A cômoda é um item fundamental, e deve ser preferencialmente aquela que tenha gavetas de várias medidas, pois a roupa de um recém nascido que é pequena em pouco tempo acaba dando lugar a roupas maiores e que ocupam mais espaço; e deve ser fabricada com madeira firme para que não veja a cair quando seu bebê começar a se apoiar sobre ela. E ela deve possuir quinas e laterais arredondadas, para evitar acidentes.

decorar o quarto do bebê2

Cômodas sempre são bem vindas.

E veja se ela tem uma superfície grande para que você possa usar para colocar outros itens encima e também possa ser usada na hora da troca de fraldas de seu bebê.

Compre uma cômoda que tenha gavetas com altura menor, para colocar roupinhas como camisetinhas, shorts, bodies, entre outros; gavetas um pouco maiores para guardar colchas e mantas; e gavetões, que podem ser usadas para guardar fraldas descartáveis. E aqui uma dica, prefira ter as fraldas neste gavetão a comprar um porta-fraldas, pois com o uso do porta-fraldas você acaba tendo mais trabalho e preocupação em sempre abastecer ele com mais fraldas a toda hora.

6. Poltrona para amamentação

São bem confortáveis e ajudam muito na hora da amamentação de seu bebê, mas vale lembrar que não são essenciais, pois você pode amamentar seu neném em outro local da casa mesmo.

decorar o quarto do bebê4

Não se esqueça de ter uma boa poltrona para amamentação.

Mas se você for comprar uma poltrona para amamentação, prefira as que são feitas com tecidos fáceis de limpar, como couro sintético ou couro ecológico, pois por mais cuidadosa que seja uma mãe o criança uma hora ou outra irá golfar ou mesmo fazer xixi que acabará sujando a poltrona.

decorar o quarto do bebê5

E escolha uma cor mais suave e neutra na hora da compra desta poltrona, pois no futuro ela poderá ser usada em outro cômodo da casa, como a sala ou mesmo um escritório.

7. Decoração em geral para o quarto

Você também pode decorar o quarto com cortinas, que devem ser feitas com material leve e de fácil limpeza; ou usar tapetes no chão, mas estes são mais difíceis de serem limpos. Você pode usar papel de parede na decoração, mas eles são mais difíceis de serem trocados ao longo dos anos.

decorar o quarto do bebê11

A decoração em geral deve ser realizada com cuidado, sem exageros.

Quanto às cores da decoração, prefira cores suaves para o ambiente e para os móveis, deixe os tons mais coloridos para itens como bichinhos de pelúcia, almofadas ou roupas de cama.

Se o quarto tiver um espaço maior, compre também uma mesinha de apoio, pois ela será útil para que você coloque uma mamadeira na hora em estiver com as mãos ocupadas segurando seu bebê, e também para colocar um copo com água para a hora em que estiver dando de mamar a ele.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *