Home » Seu Lar » Saúde » A dengue tipo 4 tem o primeiro caso em São Paulo

A dengue tipo 4 tem o primeiro caso em São Paulo

A dengue tipo 4, apresenta os mesmo sintomas que as do tipo 1,2 e 3, só que os pacientes infectados com o vírus 1, 2 e 3, ficam imunes a eles, mas não os demais (tipo 4).

06/04/2011 01h09m. Atualizado em 26/03/2015 16h34m por:

 

A dengue tipo 4, apresenta os mesmo sintomas que as do tipo 1,2 e 3, só que os pacientes infectados com o vírus 1, 2 e 3, ficam imunes a eles, mas não os demais (tipo 4). Portanto, atenção para: febre alta, indisposição para atividades comuns, vômitos, dores de cabeça fortes, dores musculares e nas articulações. Apresentando esses sintomas da dengue tipo 4, o paciente não deve tomar nenhum tipo de medicamento, deve apenas se hidratar e procurar, imediatamente orientação médica ou uma unidade básica de saúde.

Após 30 anos, a dengue começou a circular no Brasil e a do tipo 4, não é mais grave que os outros tipos já encontrados no Pais, afirma o Ministério da Saúde. Embora ainda não esteja declarada como epidemia, ela abre um brecha para mais uma epidemia, pois já foram infectadas pelo vírus 34 pessoas em todo o país.

2-dengue tipo 4 em sao paulo

A Semana Estadual de Combate à Dengue está mobilizando 25 mil agentes que irão desenvolver várias atividades para conscientizar a população sobre os perigos de se deixar água empoçada e como eliminar os criadouros do mosquito, para isso, os agentes irão vistoriar casas e escolas. Mas o grande problema são as pessoas que não recebem os agentes ou não se conscientizam dos problemas que o mosquito pode causar. Por meio do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica estão enviando o alerta sobre a capacidade de um avanço desse tipo de vírus e os agentes e atendentes nas clínicas, não alteraram o atendimento e nem a conduta clínica dos serviços ao combate do mosquito da dengue.

Campanha em municípios de São Paulo

Além da intensificação dos trabalhos dos agentes, serão enviados, desde o último dia 30, mensagens por meio de telefones, com alerta aos moradores a regiões aonde possui o maior número de casos em São Paulo– como em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e na Baixada Santista – um número que deverá chegar 1 milhão de torpedos além da distribuição de 600 mil folhetos nas praças de pedágio das rodovias estaduais e mais 25 mil cartazes que serão distribuídos aos municípios sobre a campanha.

1-dengue tipo 4 em sao paulo

Um dos primeiros casos de dengue do tipo 4, foi detectada em São José do Rio Preto, interior paulista, mas felizmente a paciente já está curada, segundo informações por meio de nota da Secretaria do Estado da Saúde, que diz: a paciente não tinha histórico de viagem recente a outros estados”, com isso, os infectologistas se dizem mais tranqüilos, pois não ouve disseminação nesse caso.

Enquanto em alguns estados, a dengue foi drasticamente diminuída em relação aos números do ano passado, alguns estados apresentam situação inversa, como em Natal aonde os casos de dengue cresceram 471%, chegando a um número de 1.090 notificações.

A preocupação maior, inclusive para os médicos é que não pelo perigo do tipo 4 em São Paulo, mas pela chegada de mais uma mutação do microorganismo, e quanto mais vírus existirem, maior a chace de haver uma infecção, tornando-se uma ameaça à saúde pública.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *