Home » Seu Lar » Saúde » Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas

A desidratação ocorre principalmente na época de verão. Muitas pessoas não tem o hábito de beber água, sendo esta uma das causas.

19/01/2009 23h11m. Atualizado em 05/06/2014 17h29m por:

 

Todo mundo sabe que é preciso ingerir cerca de 2 litros de líquido por dia, mas nem sempre tem idéia do que realmente hidrata o organismo, repondo o que é eliminado, principalmente no verão. No calor, a ‘loira gelada’ é uma das preferidas. Ir ao banheiro com maior freqüência e sofrer com a ressaca no dia seguinte são sinais claros de que as bebidas alcoólicas não hidratam. Quando sentimos sede já estamos com 2% do corpo desidratado. Imagine, então, a situação do nosso organismo quando acordamos com aquela ressaca?

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-2

7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-2

Refrigerantes

Principalmente as versões diet e light contêm muito sádio, corantes e toxinas que dão trabalho para o corpo eliminar. Além disso, não possuem nutrientes.

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-1

Nunca deixe de se hidratar durante o dia!

Bebidas Isotônicas

São recomendadas para atletas que praticam atividade física intensa. Em outras situações, podem levar ao aumento de peso e a uma sobrecarga renal. O que beber Além da água mineral, uma excelente dica é apostar na água-de-coco, nos chás e nos sucos naturais.

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-3

Cuidado com o excesso de isotônico

Outros tipos de bebidas

Bebidas gaseificadas, líquidos à base de leite e sucos industrializados também ajudam a hidratar, mas não bastam. Isso porque também estão repletos de açúcar, sódio e conservantes. A especialista sugere que o cálculo seja feito da seguinte forma: a cada quilo de peso corporal, devem ser ingeridos 20ml de água, diariamente.

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-4

Desidratação

Alimentação

Boa alimentaçao é valida frutas, verduras e legumes colaboram com a hidratação do organismo. Priorize o abacaxi, a melancia, a pêra, o mamão e o pêssego. Entre os legumes, os mais indicados são o pepino e o chuchu, também é aconselhável evitar o consumo de sal e de produtos industrializados, pois tudo que tem sódio ‘rouba’ água do organismo.

Desidratação: 7 sinais e 4 tipos de tratamento e bebidas-5

Sinais da desidratação no corpo

Sinais da desidratação no corpo

Além da sede, fique atenta a sintomas de desidratação como dores musculares, câimbras, moleza, transpiração, dificuldade de raciocínio e desmaio. Em alguns casos, há também dor de cabeça. Quando há sinais de desidratação, é necessário tomar soro caseiro ou se dirigir a um hospital para receber soro intravenoso e repor o sódio e o potássio. De acordo com a faixa etária, mas os cuidados são basicamente são os mesmos. As crianças transpiram bastante, pois realizam mais atividades. Por isso, é bom evitar refrigerantes e sucos adoçados, estimulando o consumo de água.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *