Home » Seu Lar » Saúde » Dia da Conscientização Mundial de Esclerodermia

Dia da Conscientização Mundial de Esclerodermia

26/06/2015 17h32m. Atualizado em 26/06/2015 17h33m por:

 

O dia 29 de junho é o dia da Conscientização Mundial de Esclerodermia, uma doença rara e autoimune, que ainda é muito desconhecida, tanto pelas pessoas diagnosticadas com a doença, quanto por profissionais de saúde.

No estado de São Paulo, foi elaborado o projeto de lei nº 455/12, de autoria da deputada Vanessa Damo, do PMDB-SP, através da sugestão de uma mãe, Ana Veríssimo, que institui o Dia Estadual de Conscientização da Esclerodermia.

Esclerodermia 01

A esclerodermia

Como a esclerodermia é uma doença reumática, seu diagnóstico muitas vezes é confundido com muitas outras, dificultando um diagnóstico e tratamento precoce.

Por conta de alterações físicas, e também psicológicas que a doença causa, muitas pessoas tendem a ficar reclusas por conta do preconceito e também pela indiferença das pessoas a sua volta, o que acaba incluindo familiares.

Alguns de seus sintomas acabam impedindo a realização das tarefas mais simples do dia a dia, levando as pessoas a crerem que é falta de vontade, pois a FADIGA é um dos primeiros sintomas a aparecer, juntamente com dores nas articulações, pele endurecida e brilhante, o que acaba fibrosando os órgãos internos.

Cada pessoa é acometida de forma diferente, portando, o tratamento também nunca é igual.

Campanha 365 dias Contra a Esclerodermia

E para que essa doença entre para o rol de doenças raras e incapacitantes, o Grupo de Apoio Esclerodermia Causa Nobre, lançou a campanha, “365 dias Contra a Esclerodermia“.

Portanto foi criado este cartaz, que pode ser impresso e compartilhado nas redes sociais com ou sem a foto da pessoa, de qualquer um que esteja interessado em ajudar na divulgação nas redes sociais para fazer com que isso, chegue aos órgãos competentes do país.

Esclerodermia 03

Com isso, a campanha visa levar o maior número de pessoas ao conhecimento desta patologia através da realização de campanhas durante o ano todo, de uma forma mais ampla, e não apenas no dia 29 de junho. Pois a pessoas com esclerodermia tem 365 dias para driblar essa doença, da melhor forma possível, e muitas delas ainda tem dificuldades com medicamentos que são de alto custo também.

E para saber mais sobre a Esclerodermia, seus sintomas e tratamentos basta acessar o portal: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esclerodermia.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *