Home » Seu Lar » Saúde » Diabetes x Dentista: Cuide de sua saúde bocal corretamente

Diabetes x Dentista: Cuide de sua saúde bocal corretamente

Muitas vezes o alto nível de açúcar no sangue é descoberto por seu dentista, devido aos diversos sinais que a diabetes apresenta na sua boca.

04/11/2011 18h29m. Atualizado em 10/06/2015 17h17m por:

 

Com saúde não podemos brincar. Basta um simples descuido e “pimba”: sempre tem uma coisinha pra nos preocupar; colesterol elevado, pressão arterial alterada, aquela infecçãozinha insistente na urina…e por aí vai. O negócio é ficar de olho mesmo. Mas, existem aquelas situações em que descobrimos problemas na hora e no local que menos imaginávamos, é o caso do consultório dentário.

Ultimamente venho freqüentando a cadeira do dentista mais do que deseja e, conseqüentemente o medo diminui, mas, é raro uma pessoa que não tenha pelo menos um “medinho” sequer quando ouve a palavra DENTISTA. Porque esse pavor eu não sei…pode ser aquele cheiro de flúor, aquela “broquinha” irritante, a tão temida anestesia…a verdade é que eu ainda tenho medo!!

Diabetes x Dentista1
Não são só as cáries e problema gengivais que são descobertos pelos reis e rainhas da broquinha não, viu? Aliás, estes sinais podem significar bem mais que uma boca doente. Pode parecer mentira, mas em muitas vezes o alto nível de glicose no sangue (diabetes) é descoberto na cadeira do dentista.

Diabetes x Dentista4

Mantenha a glicemia sempre controlada.

Com o objetivo de mostrar que a boca pode detectar o problema, a Columbia University College of Dental Medicine examinou cerca de 601 pessoas com idade a partir dos 30 anos e que até o momento não tinham nenhum diagnóstico de diabetes. A meta dos pesquisadores durante o estudo era simples: descobrir os principais sinais que mostravam índices extremamente altos de glicose nos indivíduos tratados.

Diabetes x Dentista3

Ao fazer a junção dos resultados dos exames de hemoglobina glicada (exame que mede o nível de açúcar na circulação dos últimos 90 dias) às consultas de cada participante do estudo, os cientistas notaram que cada um que relatou ao menos um fator de risco para diabete (sobrepeso foi o mais falado), a ausência de dentes e inflamações da gengiva eram forte indício de diabetes. Ou seja, visitando o dentista você descobre uma diabete que nunca imaginou e que é responsável por causar vários danos em todo o corpo e, o pior: quase sempre se desenvolve bem quietinha, sem causar muito alarde.

Sinais da Diabetes na Boca

Alguns sinais na sua boca podem sinalizar um sangue, digamos, mais docinho. São eles:

– Aftas
– Boca Seca
– Mau hálito
– Fissuras na língua
– Pequenas lesões parecidas com herpes
– Cáries
– Danos no esmalte dentário
– Dores na língua e nas mucosas da boca.

Diabetes x Dentista2

Faça um check-up regular com seu dentista.

Se você se identificou com 2 ou mais sintomas listados acima, vamos procurar um medico e solicitar um exame??

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>