Home » Seu Lar » Limpeza » Dicas sobre o uso do vinagre

Dicas sobre o uso do vinagre

Veja algumas dicas bem legais sobre o uso do vinagre, um aliado muito útil na hora de limpar e higienizar sua casa.

24/01/2017 08h42m. Atualizado em 23/01/2017 23h51m por:

 

O vinagre é um produto muito utilizado na cozinha de nossas casas, e que oferece uma gama enorme de utilidades no dia a dia. As mais conhecidas são a melhora na conservação de alimentos, o toque de tempero na salada e até a esterilização de alimentos para um melhor preparo.

vinagre 4

Seu nome é derivado de uma palavra francesa, vinaigre, que significa vinho azedo, e sua produção pode ser feita a partir de sucos e xaropes variados, que após a fermentação dão origem a diversos tipos de vinagres, como o vinagre branco ou o vinagre tinto.

E além do uso no preparo e conservação de alimentos, o vinagre é um ótimo aliado em diversas ocasiões, como veremos a seguir:

Dicas para usar o vinagre aí na sua casa

Uma das principais características do vinagre é a de ser um antibacteriano natural, e isto acontece devido a sua alta concentração de ácido acético, sem contar que o produto não é tóxico.

-Com isso, você pode preparar uma solução de limpeza com 1 parte de vinagre para 4 partes de água, que pode ser usada para limpar diversos itens, como a bancada da cozinha, a mesa, as cadeiras, e até objetos de uso diário, como o telefone ou controles remotos (remova as pilhas antes da limpeza).

-Se você tem panelas ou frigideiras com resíduos escurecidos no fundo, uma dica boa de limpeza é cobrir a panela com água, e adicionar 4 colheres (sopa) de vinagre. Deixe ferver alguns minutos, aguarde esfriar e você conseguirá remover a sujeira com mais facilidade.

-Elimine o odor de mofo em armários ou no guarda-roupas com o uso de vinagre. Para isso encha uma bacia com vinagre branco e deixe dentro do móvel vazio durante a noite, e com isso o odor desagradável irá sumir.

vinagre

-Para uma boa limpeza do vaso sanitário, despeje um copo de vinagre em seu interior, e deixe-o agir durante uma hora. Depois use uma escova apropriada para remover os resíduos, e dê descarga. Com isso você consegue desinfetar o vaso e melhorar o cheiro do banheiro.

vinagre 2

-Já para remover as manchas do vidro do box, e dos azulejos, borrife um pouco de vinagre no local e deixe secar. Depois borrife mais um pouco e faça a limpeza com uma esponja. Caso as manchas sejam muito resistentes, aplique o vinagre e deixe agir durante algumas horas.

-Quando removemos adesivos de um local, geralmente fica a marca da cola, e uma boa dica para remover esta cola é usar um pano molhado com vinagre e água, que vai ajudar na remoção da cola com mais facilidade.

-Na hora de desencardir roupas brancas, mergulhe-as em uma solução com 5 litros de água e um copo de vinagre. Depois é só lavar as peças normalmente, com água e o sabão de sua preferência.

C„o mijou no piso de porcelanato

-Remova também o odor de urina e fezes dos seus bichinhos de estimação com o uso do vinagre, aplicando no local uma solução com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Se o odor persistir repita o processo, que além de remover o mal cheiro, ainda vai higienizar o ambiente.

-Já para quem faz pintura artesanal com frequência, pode deixar as cerdas dos pincéis mais macias com o uso de vinagre. Para isso mergulhe as cerdas do pincel em um pouco de vinagre, e deixe agir por uma hora. Depois é só lavar o pincel com água e sabão, que ele estará pronto para uso novamente.

Dica importante

No mercado existem vinagres de várias marcas e modelos, que são feitos com produtos naturais ou com a adição de petróleo. Então para uma boa escolha, opte por aqueles feitos de fontes naturais, e que podem ser lidos no rótulo do produto.

Deste modo o vinagre se tornará um forte aliado aí na sua casa, e vai se tornar um item indispensável para ter no dia a dia.

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *