Dicionário Aurélio Online – Seu início

 
 

Em 1910, na cidade de Passo do Camaragibe (AL), nasce Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o homem que se tornou sinônimo da palavra do Dicionário Aurélio e que comumente se utiliza para designar uma dúvida ou uma exclamação em nossos trabalhos ou simplesmente em textos. Um menino que sempre gostou de ler e descobriu o gosto pela leitura aos sete anos com o livro de Felisberto de Carvalho e esse gosto pela literatura, desencadeou na formação de docente e em 1928, Aurélio foi chamado para lecionar no Orfanato São Domingos, ficando lá por cinco anos.

dicionario aurelio online

Retornando para Maceió, começa a trabalhar na Prefeitura e se forma em direito pela Faculdade de Direito em Recife após três anos. Sua veia de docente cresce, e torna-se professor de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Francesa, assume o a função de Diretor da Biblioteca de Maceió e do Departamento de Estatística e Publicidade do Rio de Janeiro.

Site Dicionário Aurélio

Passa a morar definitivamente no Rio a convite do IBGE em 1938.

Mini-Dicionário Aurélio

Em 1941, torna-se lexicógrafo, colaborando na escrita do Pequeno Dicionário de Língua Portuguesa, indicação do seu amigo e poeta Manuel Bandeira. Em 1950, começa a escrever para revistas renomadas, como Seleções e do Readeer’s Digest e finalmente em 1975, lança a primeira edição do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido pelo nome popular de Dicionário Aurélio e dois anos depois, o Mini dicionário da Língua Portuguesa, chamado de Mini Aurélio.

Fez se assim, por essa grande figura que ficou personifica em nossas estantes, nossas escolas e agora em nossos computadores, o Dicionário Aurélio on line, aonde a Fonte Aurélio é a colaboração da pesquisa de design desta nova edição para a história do nosso país e através de poemas e textos, redigindo redações, comunicando-se com seus amigos, com a letra do autor que desvendou a alma das palavras com as quais nos comunicamos em nossa Língua Portuguesa. Instalando gratuitamente em seu computador essa nova edição comemorativa, revista atualizada com a intenção de abrigar as expressões, palavras e significados desse grande gênio e criativo Aurélio, você poderá desfrutar de milhares de verbetes, locuções e exemplos.

Nessa nova edição do Dicionário Aurélio Online, você encontrara indicação de 3 mil palavras mais comumente utilizadas na língua escrita contemporânea, selecionadas e contadas em um acervo de mais de 5 milhões de situações, com vocábulos de diversas áreas de conhecimento (ecologia, culinária, economia, moda, química, medicina, engenharia, astronomia, física, educação, etc). Todas revisadas conforme a Nova Ortografia para uma rápida identificação das alterações, assim como no tradutor Bussola Escolar.

A qualidade da edição, é surpreendente, pois o projeto gráfico conta com a abertura das letras trazendo fotografias comentadas pelo nosso ilustre e brilhante professor Aurélio, em várias épocas de sua vida, e seus manuscritos, foram resgatados e escaneados para que cada letra, minúscula ou maiúscula, pudesse ser tratada digitalmente para que se pudesse ter a fonte Aurélio.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>