Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » 7 diferenças entre mármore, granito e outras pedras ornamentais

7 diferenças entre mármore, granito e outras pedras ornamentais

Aprenda quais as principais diferenças entre pedras ornamentais, como o granito, mármore ou limestone, que são revestimentos muito usados na decoração.

03/12/2014 18h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h38m por:

 

Um dos revestimentos internos e externos que estão sempre em alta na decoração de casas e apartamentos são as pedras ornamentais, que garantem elegância, charme e modernidade para todos os ambientes.

Estes revestimentos são muito utilizados em pisos, bancadas, painéis, e outros locais, e garantem não só elegância, mas um alto valor ao imóvel, devido a sua durabilidade e longevidade.

Características das pedras ornamentais

A escolha das pedras ornamentais que ajudam na decoração de casas e apartamentos são divididas entre as rochas naturais (Mármore, Granito e Limestone), e as rochas industrializadas (Aglostone, Silestone e Technistone), cada uma com suas características próprias que vocês conferem a seguir:

Diferença entre mármore, granito e outras 002

Rochas naturais

1. Mármore: Rocha originária do calcário, que pode ser polida, e obtida em várias cores. Possui grau de absorção de líquidos entre médio-alto, alta porosidade e baixa resistência a abrasão.

2. Granito: Uma rocha dura, resistente e bem sólida, formada basicamente por quartzo, mica e feldspato. Possui grau de absorção de líquidos muito baixo, alta resistência a abrasão e baixa porosidade.

3. Limestone: Uma rocha sedimentar composta em grande parte por calcita e aragonita. Possui alto índice de absorção de líquidos, baixa resistência a abrasão e alta porosidade.

Diferença entre mármore, granito e outras 003

Rochas industrializadas

1. Aglostone: É obtido através da mistura de partículas de mármore (95%) e resina de poliéster (5%), através da vibrocompressão, o que o tornam um mármore composto. Possui índice de absorção de líquidos muito baixo, alta resistência a abrasão e baixa porosidade.

2. Silestone: É produzido a partir da mistura de quartzo e cristais (95%) e resina de poliéster (5%), que são moldados pelo processo de vibrocompressão. Possui índice de absorção de líquidos muito baixo, alta resistência a abrasão e alta porosidade.

3. Technistone: Material produzido a partir da mistura de materiais naturais brutos, dentre eles quartzo e granito triturados, resinas, pigmentos coloridos e fragmentos diversos, que garantem suas características únicas. Possui índice de absorção de líquidos muito baixo, alta resistência a abrasão e baixa porosidade.

Utilização das pedras ornamentais de acordo com seu modelo e tipo

A escolha do revestimento ideal para cada ambiente de sua casa depende muito de sua resistência a abrasão (desgaste, riscos), exposição à umidade e também ao tempo.

Diferença entre mármore, granito e outras 004

E de acordo com estas características temos o mármore e o limestone, que são recomendados para ambientes internos (com exceção de locais úmidos, como a cozinha e o banheiro), de baixo tráfego e protegidos dos raios solares.

Diferença entre mármore, granito e outras 005

Outra boa opção para diversos ambientes internos do imóvel é o aglostone, que se adapta muito bem em todos os cômodos da casa. Já o silestone e o technistone são indicados para uso em ambientes internos ou externos que sejam protegidos dos raios solares.

Diferença entre mármore, granito e outras 006

E o granito é o mais indicado para ambientes internos ou externos, com ou sem umidade, pois possuem uma resistência e durabilidade muito maiores, o que lhes proporciona esta ampla versatilidade na decoração.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *