Resumo sobre a divisão de Poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo

Entenda como funciona o modelo republicano no Brasil. Um pequeno resumo das responsabilidades de cada poder e sua divisão.

 
 

tres poderes

O modelo republicano de Estado, adotado hoje pela maioria dos paises, baseia-se na existência de três poderes independentes que dividem as incumbências de gerir a vida pública. Em linhas gerais os três Poderes do Brasil separa as funções de governar, legislar e administrar a Justiça em três estruturas distintas. O principal objetivo é evitar a concentração de poder num único grupo social Ao mesmo tempo, como são in- dependentes entre si, cada poder possui prerrogativas para fiscalizar os demais.

tres poderes no brasil

Resumo dos três poderes no Brasil

Poder Executivo

O Poder Executivo administra o Estado segtmdo as regras da Constituição. Cabe a ele aplicar as leis, definir as prioridades entre as políticas públicas, conduzir a politica econômica, zelar pela segurança nacional, administrar os recursos, representar o pais e comandar a politica externa tanto no aspecto comercial quanto no diplomático.

tres poderes no brasil3

Ordem dos poderes no Brasil

Poder Judiciário

O Poder Judiciário é responsável por garantir o cumprimento da lei e o respeito aos direitos individuais e coletivos. Ele serve, ainda, de árbitro nas demandas. Tem poder para fiscalizar o Legislativo e o Executivo, determinando quando suas iniciativas ferem a Constituição.

tres poderes no brasil2

O que faz cada poder no Brasil

Poder Legislativo

A principal função do Poder Legislativo é elaborar as leis. Por isso,  devem estar atentos às necessidades e aos anseios da sociedade. de quem são representantes. Cabe a eles, também, fiscalizar os outros dois poderes, inclusive vetando iniciativas que julgarem inadequadas.

Fonte: Almanaque Abril.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>