Home » Seu Lar » Saúde » Doação de órgãos no Brasil: Seja um Doador!

Doação de órgãos no Brasil: Seja um Doador!

A doação de órgãos é muito importante pois salva vidas, saiba como é possível se tornar um doador de órgãos.

16/03/2010 23h50m. Atualizado em 09/04/2015 20h20m por:

 

Para fazer Doação de órgãos hoje no Brasil não é preciso deixar nada por escrito em documento. Para ser um doador de órgãos, basta fazer a comunicação para família que deseja fazer a doação dos órgãos. Por isso que a doação de órgãos só é realizada com a autorização da família do paciente que faleceu.

Tipos de doadores existentes

Doador vivo: é qualquer pessoa saudável que concorde fazer a doação de órgãos. O doador vivo pode fazer a doação: um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Por lei, parentes de até quarto grau e cônjuges podem ser doadores de órgãos, para pessoas que não tem parentescos é realizada a doação somente com autorização judicial.

Doador cadáver: São pacientes que estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, que geralmente são vitimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral (AVC). A retirada dos órgãos é feita como qualquer outra cirurgia no centro cirúrgico.

1-doação de orgãos

Órgãos e tecidos que podem ser doados pelo doador cadáver: Podem ser doados órgãos e tecidos como: coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.

Para ter a confirmação da morte encefálica, dois médicos de áreas diferentes examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar. E após a retirada dos órgãos o corpo do doador cadáver não fica deformado, pois é uma cirurgia como qualquer outra e o doador pode ser velado normalmente.

2-doação de orgãos

Seja um doador de órgãos, avise sua família.

Visite o site sobre transplante pulmonar (transplantepulmonar.com)! Confira mais dicas e informações/depoimentos de quem passou por um transplante, assim como eu!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *