Home » Seu Lar » Saúde » 4 doenças da terceira idade e seus principais sintomas

4 doenças da terceira idade e seus principais sintomas

Com o aumento da expectativa de vida algumas doenças começam a se manifestar pela idade e desgaste natural do organismo. Veja 4 doenças 3º Idade: Arteriosclerose, Parkinson, Alzheimer e Osteoporose.

11/03/2011 00h54m. Atualizado em 09/03/2015 19h29m por:

 

O aumento na proporção de idosos na população mundial faz crescer o número de vítimas de doenças desencadeadas pelo desgaste do organismo. Além do câncer, do diabetes tipo 2 e de problemas ósseos, de visão e de audição, a idade avançada reduz a capacidade imunológica do organismo, facilitando a ocorrência de infecções por vírus e bactérias. A senilidade faz também aumentar a incidência de moléstias dos sistemas neurológico e circulatório, que podem afetar a capacidade mental e cognitiva do paciente. Entre as doenças da terceira idade típicas da senilidade estão:

1-doencas da terceira idade

4 doenças da terceira idade

A seguir as principais:

1. Arteriosclerose

O processo de espessamento das paredes das artérias, causado pelo depósito de substâncias como gordura e cálcio. O entupimento das artérias prejudica a irrigação de sangue nos órgãos e tecidos e pode levar à isquemia. Hipertensão, tabagismo, colesterol alto e sedentarismo são fatores que predispõem o organismo e agravam a doença. A maioria da população mundial acima dos 50 anos de idade apresenta esse problema em algum grau.

Veja:

– Alimentação que previne doenças;

2. Demência

Perda severa da capacidade mental e cognitiva, que afeta comumente pessoas com mais de 65 anos. O paciente tem dificuldade de memória e aprendizado, atenção, orientação, concentração e compreensão da linguagem.

3. Doença de Parkinson

Desordem degenerativa do sistema nervoso central que afeta os movimentos, a fala e outras funções motoras do indivíduo. Os principais sintomas são rigidez muscular, tremores e dificuldade para se movimentar. As causas não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que o desencadeamento e a progressão da doença estão relacionados à insuficiência na produção e ação do neurotransmissor dopamina. A OMS estima que a doença afete 1% da população acima dos 65 anos.

Adaptação:

– Adaptar um banheiro para idosos;

– Adaptar quarto para idosos;

4. Mal de Alzheimer

Doença neurodegenerativa, ou seja, provoca da pela destruição de neurõnios e redução na produção dos neurotransmissores. A doença leva à demência. A incidência do mal de Alzheimer é maior na população a partir dos 65 anos. Os médicos não conhecem completamente as causas, mas existem indícios de que haja predisposição genética. De acordo com a OMS, esse mal afeta cerca de 18 milhões de pessoas no mundo. Com o aumento da população de idosos, o número de pacientes deve subir para 34 milhões até 2025.

Osteoporose

Redução na densidade dos minerais e na produção de proteínas que constituem os ossos, deixando-os frágeis e sujeitos a fraturas. O mais comum em mulheres após a menopausa. O tratamento inclui a ingestão de vitamina D e cálcio e exercicios físicos para treinar o equilíbrio motor. Alguns pacientes têm de fazer uso de medicações que fixam o cálcio aos ossos ou impedem que este seja reabsorvido.

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em 4 doenças da terceira idade e seus principais sintomas

  1. nathalia moraes disse:

    eu gostei mt pois esse site explica mesmo as doenças da terceira idade e nisso agente fica mais informado . Enfim gostei muito pois estao passando por aki para fazer uma pesquisa escolar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *