Dor de Ouvido – Quais podem ser os diagnósticos

14/05/2011 13h55m. Atualizado em 14/05/2011 13h58m por:

 
 

Causas da dor de ouvido – A causa mais freqüente de dor de ouvido é a presença de uma inflamação, a otite, que pode estar acometendo o ouvido externo ou o médio. Especialmente em crianças, a otite média aguda, conhecida como dor de ouvido, costuma ser muito freqüente, constituindo-se em uma das maiores causas de consulta a pediatras e otorrinos. Usualmente a otite ocorre concomitante ou imediatamente após uma infecção respiratória, como a gripe, e deve-se à congestão nasal, a conseqüente entupimento da tuba auditiva e ao acúmulo de secreção no ouvido médio, que acaba por infectar- se, iniciando o processo da otite. Nos adultos, esse mecanismo também pode ocorrer mas com freqüência menor.

dor de ouvido

Outra causa da dor de ouvido é o contato muito freqüente com a água. Com a prática de natação, a cera que protege o canal auditivo externo é eliminada, favorecendo o desenvolvimento local de fungos e bactérias, desencadeando o quadro de otite externa, que também é bastante doloroso. Apesar de dores intensas, esses quadros cedem rapidamente com um tratamento clínico bem-conduzido.

As otites externas e médias são tratadas de modo específico, dependendo do agente causal bactérias, fungos, vírus), com antibióticos, antifúngicos ou anti viricidas respectivamente, sendo por via sistêmica ou local dependendo da extensão de cada caso. A dor deve ser controlada com analgésicos via oral e, localmente, é recomendável apenas calor seco – bolsa de água quente envolta em pano seco e limpo ou pano seco aquecido no ferro de passar roupa. As gotas para ouvido que contêm anestésicos devem ser utilizadas somente sob orientação médica.

dor de ouvido

Menos freqüentemente, a dor de ouvido poderá ser causada por distúrbios da articulação entre a mandíbula e o crânio iarticulaçãa têmpora mandibular ou ArM). Para os distúrbios da ATM é recomendado tratamento específico com odontologista, aliado ao emprego de analgésicos para alívio da dor.

Outros Fatores para Dor de Ouvido

Outro fator que provoca dor de ouvido são as nevralgias (disfunção dos nervos sensitivos) da região, usualmente ligadas à exposição ao frio. Nesses casos deve-se proteger as orelhas do frio com uso de gorro ou xale, podendo-se utilizar analgésicos via oral e calor seco local, como flanela aquecida no ferro elétrico ou bolsa de água quente envolta em toalha para o controle da dor. O que acontece na nevralgia é uma disfunção do sistema sensitivo da região, com exacerbação das informações sensitivas periféricas que são interpretadas como sensação dolorosa pelo sistema nervoso central.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>