Home » Arquitetura » Materiais de Construção » 6 maneiras de economizar na obra e não perder material de construção

6 maneiras de economizar na obra e não perder material de construção

Veja 6 maneiras de como economizar material de construção, evitando assim a perda e o desperdício dentro da obra. A economia pode ser de grande valor no final da obra.

10/12/2014 18h30m. Atualizado em 13/03/2015 22h37m por:

 

Quando construímos ou reformamos uma casa é sempre bom planejar com antecedência o gasto com todo projeto, para que todas as etapas da obra sejam realizadas de maneira adequada e o imóvel fique bem seguro para todos os moradores.

E uma das etapas deste planejamento tem relação com o uso do material de construção, que deve ser feito de forma organizada, e principalmente com o melhor aproveitamento, para evitar gastos e perdas desnecessárias durante a obra.

6 dicas de como economizar material de construção

Pensando nisso hoje viemos lhes mostrar algumas dicas de como aperfeiçoar o uso do material de construção para construir ou reformar um imóvel, de forma econômica e sem gastos desnecessários.

1. O bom projeto da casa

Nossa primeira dica para economia do material de construção é um bom projeto da casa, que começa na fase da elaboração da planta da casa, e deve levar em conta o tamanho ideal para cada cômodo, para que não sejam construídos ambientes muito amplos e que acabam não sendo bem aproveitados.

Economizar-e-n_o-perder-material-de-constru__o-007

2. Planejamento na obra

Em seguida é importante planejar o armazenamento do material, que deve ser feito em local arejado e livre de umidade. Este local deve ter um forro para colocação de materiais que podem se quebrar, como azulejos, telhas, blocos, etc.; e um apoio para cimento, cal ou argamassas, que não podem ficar úmidas em hipótese alguma, pois podem empedrar.

Economizar-e-n_o-perder-material-de-constru__o-004

Já areia e pedras devem ser armazenadas em um cercado com cobertura, para que a água não os leve embora.

3. Faça compra de material por etapa

A compra deste material deve ser feita por etapas, aonde serão comprados apenas os materiais necessários para cada etapa da obra, evitando assim que eles fiquem acumulados em um canto qualquer até serem utilizados novamente. E assim que o material chega é importante fazer a conferência, para verificar se não faltou nada ou mesmo se algum deles veio danificado.

Economizar-e-n_o-perder-material-de-constru__o-005

4. Lembre-se dos 10%

Lembre-se também de pensar na compra do material com 10% de sobra, que acaba sendo uma medida ideal quando acontece algum imprevisto na obra. E as sobras de material, como areia, pedras ou tijolos, podem ser armazenadas em sacos plásticos para que possam ser conservadas por mais tempo, e utilizadas em outra etapa da construção.

Economizar-e-n_o-perder-material-de-constru__o-003

5. Materiais pré-fabricados

Outro ponto que acaba gerando economia em uma construção em longo prazo é optar por materiais pré-fabricados, como é o caso do reboco projetado, que é aplicado em um tempo muito menor nas paredes e no chão, ou mesmo o uso de tubulações de água modernas, que geram menos mão de obra na instalação e manutenção, e tem durabilidade muito maior.

Economizar-e-n_o-perder-material-de-constru__o-006

6. Pesquise com antecedência

E por fim vale sempre a dica da pesquisa de preços com antecedência, que aliada à compra em volumes maiores pode garantir ótimos preços nos materiais de construção, gerando assim uma economia muito importante no final da construção ou reforma de sua casa.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *