Home » Arquitetura » Sustentável » 5 edifícios sustentáveis no Brasil com fotos e detalhes

5 edifícios sustentáveis no Brasil com fotos e detalhes

Os 5 melhores edifícios sustentáveis do Brasil! Conheçam um pouco mais do conceito de edifícios sustentáveis, e veja alguns exemplos aqui no Brasil.

15/10/2014 07h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h30m por:

 

Preservar o meio ambiente vem se tornando uma meta compartilhada por milhares de pessoas em vários lugares ao redor do mundo, e que visa garantir um futuro melhor para as futuras gerações. E uma das formas que vem trazendo benefícios quando falamos em preservação ambiental é a construção de edifícios sustentáveis, que são projetados através do conceito do melhor aproveitamento de recursos para sua construção, e também para sua utilização no dia a dia.

Estes edifícios já são uma realidade em vários países ao redor do mundo, e dentre eles o Brasil, que já é quarto país certificado na construção dos edifícios sustentáveis. E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os edifícios sustentáveis, e conferir alguns modelos aqui mesmo no Brasil.

O que são edifícios sustentáveis

A construção civil é uma área que demanda muitos recursos naturais, e com isso o impacto ambiental acaba sendo enorme em todo mundo. E pensando nisso, ao longo dos anos foi desenvolvido o conceito do edifício sustentável, como uma ventilação adequadas e diversos outros fatores, que é uma maneira de construir ou reformar um imóvel, aproveitando cada recurso empregado, tanto na construção como em sua utilização posterior, de uma forma harmoniosa e que cause menos impacto ambiental.

1-Edifícios sustentáveis no Brasil

E isto se torna possível graças a uma série de medidas adotadas em várias etapas da construção e também da utilização do imóvel, tanto em projetos novos, que vão se beneficiar em cada etapa da obra, como em reformas e adaptações aos imóveis já construídos.

2-Edifícios sustentáveis no Brasil

Critérios para projetar um edifício sustentável

Dentre estas etapas podemos destacar:

• Posição do imóvel em relação ao sol e aos ventos, o que garante ambientes mais frescos no verão e mais aquecidos no inverno, cômodos mais arejados, e melhor aproveitamento da iluminação natural ao longo do dia;

• Utilização de materiais de construção com baixo impacto ambiental, tanto para sua fabricação como para sua utilização na obra, e que possam de alguma forma ser reciclados com o passar dos anos;

• Utilização de lâmpadas e equipamentos eletrônicos com baixo consumo de energia, e também equipamentos que economizem água, como torneiras inteligentes e vasos sanitários econômicos;

• Plantas na decoração dos ambientes, varandas e quintais, para garantir aumento das áreas verdes dentro das cidades;

• Coleta seletiva do lixo, que pode ser feita em casas e edifícios por todo país, de forma prática e muito benéfica para todos.

Principais edifícios sustentáveis no Brasil

Como vimos acima, a construção de edifícios sustentáveis gera inúmeros benefícios ambientais, e este projeto já vem sendo empregado com grande eficiência aqui no Brasil. E dentre os principais edifícios que utilizam o conceito sustentável em sua fabricação e conservação podemos destacar:

3-Edifícios sustentáveis no Brasil

1. Edifício Juscelino Kubitschek, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, no estado de São Paulo;

5-Edifícios sustentáveis no Brasil

2. Fábrica da Coca Cola, localizada na Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná;

6-Edifícios sustentáveis no Brasil
3. Edifício Porto Brasilis, localizado na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua São Bento, no estado do Rio de Janeiro;

7-Edifícios sustentáveis no Brasil
4. Complexo de edifícios Energisa, localizados no sertão do estado da Paraíba;

8-Edifícios sustentáveis no Brasil
5. Edifício True Chácara Klabin, localizado no estado de São Paulo.

Qual a sua opinião sobre o conceito de edifício sustentável? Deixe sua opinião nos comentários!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *