Home » Seu Lar » Saúde » Esquizofrenia: Sintomas e Tratamento

Esquizofrenia: Sintomas e Tratamento

A esquizofrenia atinge o incrível número de 1.8 milhões de pessoas só no Brasil, aprenda mais sobre seus sintomas e tratamentos.

26/04/2009 20h48m. Atualizado em 21/10/2011 22h26m por:

 

esquizofrenia-1A esquizofrenia é um dos temas polêmicos abordados na novela Caminho das índias. A doença chamada de esquizofrenia está mais presente na vida real do que se imagina: atinge 1,8 milhão de pessoas só no Brasil. Saiba como ela pode ser tratada.

A esquizofrenia é um transtorno mental classificado entre as psicoses. Tem características genéticas, além de influências do desenvolvimento neurológico e das interações ambientais. Seus sintomas têm um curso progressivo e surgem na adolescência ou entre 20 e 30 anos. Ela ocorre em todas as culturas, raças e  classes sociais de ambos os sexos. Porém nem todos pacientes são perigosos para outras pessoas ou para si mesmos, mas cerca de 8% dos portadores da doença podem se matar, mesmo com o tratamento correto.

Sintomas da esquizofrenia

O esquizofrênico escuta, enxerga, sente cheiros e gostos que não são reais e  sim Alucinações. Delírios: a pessoa acredita em coisas que não existem e se mantém firme, por mais que os outros provem que está errada. comportamento estranho: isolamento social, falta de expressão afetiva, falta de iniciativa, dificuldade de atenção, memória e orientação, depressão e idéias de morte.

As manifestações iniciais da esquizofrenia ocorrem normalmente na adolescência, com sinais discretos como desatenção, irritação, queda no desempenho. Situações estressantes, podem facilitar o aparecimento da crise em pessoas predispostas.

Tratamento da esquizofrenia

A esquizofrenia pode ser controlada com terapia e medicamentos, mas não há cura. Procure atendimento médico. É importante fazer exames para descartar outras doenças. É necessário que o paciente e seus familiares procurem terapia. Em tempos de crise, o paciente e seus familiares devem evitar situações de estresse, como mudar de casa. Pessoas próximas não devem fazer cobranças exageradas a quem é portador da esquizofrenia. O tratamento da esquizofrenia medicamentoso é necessário, assim como a terapia,  e nunca interrompido.

Dica: Praticar exercícios físicos e não fumar de maneira nenhuma são importantes para diminuir a medicação usada no tratamento.

Vídeo:

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *