Home » Seu Lar » Saúde » Acabe com a fadiga crônica! Entenda suas causas e tratamentos

Acabe com a fadiga crônica! Entenda suas causas e tratamentos

A fadiga crônica atinge milhares de pessoas no Brasil inteiro, aprenda quais são as principais causas, tratamentos e sintomas.

27/11/2011 16h37m. Atualizado em 05/06/2015 20h14m por:

 

Causas da fadiga crônica e alternativas para sair dela. Em muitas vezes quando temos um dia cheio de muitas atividades, ou quando temos uma noite mal dormida de sono, ficamos extremamente cansados e sem coragem para mais nada. E a este cansaço, que pode acontecer com qualquer pessoa em algum momento da vida, é que damos o nome de fadiga.

fadiga cronica causas e tratamentos2

A fadiga crônica trem tratamento!

Esta fadiga, por si só, não é uma doença, mas pode ser um sinal que nosso corpo nos envia para alertar sobre algum problema que estejamos enfrentando.
Mas, se os sintomas desta fadiga se prolongarem por mais de seis meses, é bom ir consultar um médico especialista, pois você pode estar sofrendo de Fadiga Crônica.

O que é a Fadiga Crônica

A Síndrome de Fadiga Crônica é um conjunto de sintomas, tanto físicos, como neuropsiquiátricos, que se manifestam em uma pessoa por um tempo prolongado, sem que esta pessoa apresente alguma outra doença associada.

fadiga cronica causas e tratamentos

O diagnóstico da fadiga crônica pode ser um pouco difícil.

No geral, estes sintomas se caracterizam por um cansaço físico e mental muito intensos no paciente, e que no começo aparecem de forma repentina; e geralmente pioram após a realização de alguma atividade física. Estes sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica acabam se manifestando no paciente por mais de seis meses, e acabam atrapalhando sua capacidade física e mental.

Sintomas da Fadiga Crônica

Os sintomas mais comuns que os pacientes que sofrem da Síndrome da Fadiga Crônica apresentam são:

• Fadiga generalizada;
Dor de cabeça;
• Memória fraca associada à perda de concentração;
• Mialgias;
• Artralgias;
• Dificuldade para dormir direito;
• Mau humor constante;
• Alguns quadros de enxaqueca;
• Linfandenopatias;
• Acordar cansado mesmo após uma longa noite de sono;
Depressão;
• Fibromialgias;
• Síndrome do cólon irritado.

fadiga cronica causas e tratamentos3

Procure um médico!

E estes sintomas acabam fazendo com que a pessoa não consiga desenvolver suas atividades profissionais e nem pessoais do dia a dia.

Diagnóstico da Fadiga Crônica

A Fadiga Crônica não é diagnosticada por exames de laboratório, mas se você vem apresentando algum dos sintomas listados acima você deve ir procurar o auxilio de um médico especialista.

Ele irá avaliar todos os sintomas apresentados, e irá eliminar causas que possam estar associadas à fadiga comum, como perda de força muscular (fadiga muscular), que é causada por uma doença chamada polirradiculoneurite, ou outras doenças do tipo. Nestes casos o paciente pode estar sofrendo de fraqueza muscular, e não de fadiga.

fadiga cronica causas e tratamentos1

O excesso de trabalho pode levar à fadiga crônica.

E para diagnosticar se o paciente não esta sofrendo de possíveis doenças que tenham os mesmos sintomas da Fadiga Crônica ai sim são solicitados exames de laboratório específicos para cada doença.

Tratamento da Fadiga Crônica

Como a Fadiga Crônica não tem uma causa pré-determinada, o tratamento consiste em aliviar e amenizar os sintomas apresentados pelo paciente. Podem ser receitados remédios antiinflamatórios e analgésicos para aliviar os sintomas das dores musculares; dores de cabeça e dores nas juntas.

Em casos em que a causa é diagnosticada como sendo por alguma doença já existente, a doença será tratada conforme sua indicação clinica, sob a orientação de seu médico.

Exercícios físicos leves e uma alimentação balanceada também podem ser associados ao tratamento prolongado, com significativa melhora dos sintomas da Fadiga Crônica. E o apoio de um psicólogo é bastante recomendado, principalmente nos casos em que o paciente apresenta sintomas de depressão.

E para que o paciente possa melhorar dos sintomas causadores da Fadiga Crônica é muito importante o apoio da família e o acompanhamento psicológico, para que ele não se entregue a doença e possa seguir o tratamento regularmente, tanto com alimentação balanceada, remédios e exercícios físicos regularmente.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *