Home » Decoração » Datas Especiais » Festa Junina e suas comidas típicas

Festa Junina e suas comidas típicas

Como surgiu a festa junina e sua tradição em dança, trajes e comidas

05/05/2019 08h10m. Atualizado em 05/05/2019 14h38m por:

 

Muitos dizem que a história dessas celebrações apareceram na época pré-gregoriano, por conta das abundâncias de suas colheitas, faziam uma grande festa para agradecer a colheita. A maioria das festas juninas são comemoradas no mês de Junho, por isso o nome junina, acontecem aproximadamente pelo dia 24 ou até mesmo antes desta data. Ela acabou vindo para o nosso Brasil através da colonização dos Portugueses.

A festa Junina não é somente conhecida pelas suas danças, músicas ou trajes mas também pela comida que é servida nela e entre todos os pratos deliciosos que são feitos podemos mencionar a pipoca, o cural, o milho, a pamonha, o frango, a canjica, o bolo de milho, o quentão, o milho cozido, entre muitas outras especiarias.

festa junina 1

Comidas típicas festa junina

A Festa Junina pode variar muito de região para região representando assim um caráter peculiar à cultura local. Além disso, existem muitas formas de se fazer uma boa comida para esses tipos de festas, como por exemplo, a paçoquinha que é feita de amendoim ralado, a maça do amor uma maça mergulhada em uma calda de açúcar com cabo de picolé de madeira, o bolo de mandioca ou mané-pelado feito com mandioca ralada e crua, pé de moloque feito com amendoim e rapadura torrado, o pão cachorro-quente que vem com um molho e uma deliciosa salsicha, biscoito de amido de milho e leite condensado, vinho quente feito com gengibre, rum e canela, quentão que é feito açúcar queimado com canela, cravo e pinga, bolo de coco, entre muitos outros.

festa junina 2

Santos homenageados na festa junina

Na igreja católica a festa é feita para manter homenagem á três de seus Santos que são: São Pedro, São João e Santo Antônio. E assim surgiu a cultura das tendas do festival ou bazar, onde vendem deliciosas comidas e também artesanatos e suas verbas são destinadas para a obra da igreja. Também são feitas brincadeiras, danças (quadrilhas) e jogos para arrecadação de fundos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.