Home » Seu Lar » Saúde » Fibrose Cística: Sintomas, tratamento e a importância do diagnóstico precoce

Fibrose Cística: Sintomas, tratamento e a importância do diagnóstico precoce

A Fibrose Cística é uma doença genética que afeta uma boa parte da população, porém muitas vezes diagnosticada de forma errada.

28/11/2011 12h45m. Atualizado em 05/06/2015 20h02m por:

 

Conheça os principais sintomas e tratamento da Fibrose Cistica. Hoje vamos falar um pouco de uma doença que afeta uma grande parte da população, mas que em muitas vezes não tem o diagnóstico adequado. Esta doença é genética e afeta, principalmente as crianças, e seu nome é Fibrose Cística.

O que é Fibrose Cística

A Fibrose Cística (FC), ou Mucoviscidose, é uma doença de origem genética que faz com que determinadas glândulas produzam secreções de forma anormal, e com isso trazem várias complicações para seus portadores, entre as mais importantes destacamos complicações na parte digestiva e nos pulmões.

Essa doença acaba afetando praticamente todas as glândulas do sistema exócrino do corpo.

As secreções produzidas por quem é portador de FC acabam sendo muito espessas, o que causa um mau funcionamento da glândula. Em algumas glândulas, como no pâncreas e nas glândulas intestinais, as secreções se tornam muito espessas ou se solidificam, e com isso pode ocorrer a obstrução completa da glândula.

As glândulas responsáveis pela produção do muco presente nas vias aéreas para limpeza dos pulmões acabam produzindo uma secreção muito espessa, que acaba se acumulando nos pulmões e obstruindo as vias aéreas, e com isso o local fica mais propício para o acumulo das bactérias, que acabam ficando resistentes com o avanço da doença.

As glândulas sudoríparas e parótidas e as pequenas glândulas salivares secretam líquidos que contém uma quantidade de sal superior à normal, e que pode ser notado com o aparecimento de pequenos cristais de sal na pele, principalmente na testa das crianças, quando soam durante o dia.

FC 2

Principais sintomas da FC

Fibrose Cística também é conhecida como “A Doença do Beijo Salgado“, pois o suor do paciente contém mais sal do que o normal, então fique atento a este sintoma, um dos principais e que pode ser notado facilmente pelo beijo da mãe no rosto do filho.

E outros sintomas que podem ocorrer nos portadores de Fibrose Cística são:

• Pneumonia de repetição;
• Tosse crônica;
• Desnutrição;
• Movimentos intestinais anormais;
• Pólipos nasais;
• Sabor muito salgado na pele, sentido muitas vezes através do beijo da mãe no rosto do filho;
• Alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés;
• Dificuldade de ganhar peso.

Diagnóstico da FC

A FC pode ser diagnosticada logo nos primeiros meses de vida, e para isso basta realizar um dos seguintes exames:

• Teste de suor;
• Teste do pezinho;
• Exame genético.

FC e teste do pezinho

Diagnóstico da Fibrose Cística pelo teste do pezinho.

Tratamento da Fibrose Cística

Infelizmente a Fibrose Cística ainda é uma doença que não tem cura, mas os portadores de FC contam com um tratamento muito especial que vem sendo aprimorado ao longo dos anos. E abaixo algumas dicas de como tratar a saúde do paciente portador de FC:

• Uma boa hidratação, além da reposição de sódio em dias muito quentes, onde a perda de sal no suor é mais intensa;
• Uma boa alimentação rica em calorias e sem restrições a gorduras;
• Reposição das vitaminas A, D, E e K, que o organismo não consegue repor naturalmente;
• Suplementação de enzimas pancreáticas;
• Inalações diárias com soro fisiológico, broncodilatadores e remédios que sejam necessários para eliminação da secreção acumulada nos pulmões;
• Fisioterapia respiratória que auxiliará na limpeza dos pulmões, na eliminação da secreção e na melhora da respiração do paciente;
• Acompanhamento multiprofissional sempre, para que o paciente tenha todo suporte ao tratamento que precise realizar.

FC shaker

Fluter, ajuda no tratamento.

E fique atento, se seu filho ou mesmo você apresentar algum dos sintomas relatados acima, procure o auxilio de um médico especializado, e com isso ter uma melhora na qualidade de vida.

E no Brasil há grandes centros especializados no diagnóstico e tratamento da Fibrose Cística. Procure um ai em sua cidade. E para maiores informações acessem o site da ABRAM (Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose).

Diagnosticar ainda é o melhor remédio!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *