Formação do Solo – Fatores

 
 

A formação do solo é dada por vários fatores, confia neste artigo tudo sobre. O clima: é um dos mais importantes, pois a intensificação de seus elementos (principalmente temperatura e umidade) é que vai determinar o tipo e o grau de intemperização da rocha. O mesmo tipo de rocha pode gerar a formação do solo diferentes, dependendo do tipo de clima. Diferentes rochas geram solos semelhantes se estiverem sob climas semelhantes, inclusive determinando a profundidade e a solubilidade.

formação do solo

Os organismos vivos: a ação de microrganismos (principalmente fungos e bactérias), vegetais, animais (formiga, minhoca, cupim) e seres humanos. A interação desses elementos é fundamental para a formação e manutenção (reciclagem) do solo.

A estrutura rochosa: dependendo do tipo de rocha, o processo de formação do solo ocorrerá com maior ou menor intensidade, além de interferir diretamente na fertilidade.

Relevo na formação

O relevo: a forma do relevo contribui para a maior ou menor presença da água e o seu nível de erosão. Em áreas de maior declividade, os solos são mais rasos, pois a erosão é mais acentuada Nas áreas planas, os solos são mais profundos.

O tempo geológico: a evolução geológica da rocha geradora do solo é importante para determinar o seu perfil. O tempo associado ao clima e ao tipo de material será determinante para os estágios de formação de um solo. Daí a existência de solos jovens ou pouco desenvolvidos e os solos maduros ou bem desenvolvidos.

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Formação do Solo – Fatores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>