Home » Seu Lar » Gato que arranha os móveis: O que fazer para treina-lo

Gato que arranha os móveis: O que fazer para treina-lo

Aprenda o que fazer para evitar que seu gato arranhe os móveis, com dicas simples e bem práticas. O gato que arranha móveis não faz nada mais que seu instinto manda.

05/08/2013 09h33m. Atualizado em 05/08/2013 23h33m por:

 

Gato que arranha os móveis 01

O gato é um animal de estimação muito inteligente, que possui um instinto de caçador bem aflorado, e que vive explorando novas aventuras pela casa para se divertir.

E um dos hábitos que todo gato possui é o de arranhar móveis, como o sofá, e também cortinas, que acabam ficando danificadas devido as suas garrafas afiadas.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer4

Gato que arranha móveis da casa pode ser um problema.

Porque o gato arranha os móveis

Embora este hábito nos deixe irritados, o gato não arranha os móveis por maldade, mas sim para afiar suas unhas, liberando assim pequenas lascas das garras ao passá-las pelos móveis.

Ao arranhar os móveis o gato também alonga seus músculos, que ficam fortalecidos e prontos para caça.

Outro motivo que leva o gato a arranhar os móveis é a demarcação de território, pois quando ele arranha um objeto, acaba liberando feromônio, que estabelece seu território dentro de um local.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer6

Porque o gato costuma arranhar móveis.

Dicas para evitar que seu gato arranhe os móveis

Por mais chato que seja ver um móvel arranhado, é importante dizer que o gato deve arranhar objetos. E para ajudá-lo devemos colocar objetos e locais específicos para que o gatinho arranhe sem nenhum problema:

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer5

Evitar que gatos arranhem.

Arranhador

E um destes objetos é o arranhador, que é encontrado em pet shops, e que vai manter seu gato bem afastado do sofá da sala. Ao comprar o arranhador é importante escolher o tamanho ideal para seu gato, que é medido de acordo com a altura onde ele mais arranha.

Você pode comprar mais de um arranhador, e deixá-lo em vários cantos pela casa, para que seu gatinho possa se exercitar. E o modelo deve ser atraente ao gato, evitando assim que ele use seu sofá novamente.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer3

Arranhador para gatos.

Capas e fita dupla-face

E tenha também capas para cobrir seus móveis, já que de vez em quando o gato costuma ter um deslize, e acabará afiando as unhas no local que sempre utilizada.

Ou se preferir utilize fita dupla-face nestes locais, pois o gato não gosta de áreas pegajosas, e deixará seu móvel em paz após tocar na fita.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer2

Capas e fita de dupla-face.

Conversando com seu gato

E a última dica é dizer não ao gato, e utilizar um borrifador de água sempre que ele for arranhar o móvel. Desta forma ele aprenderá que é errado arranhar aquele local, e utilizará os arranhadores.

Mas nunca grite ou maltrate seu gatinho de estimação, que apenas estará seguindo seus instintos naturais. E todo animalzinho de estimação merece ser tratado com carinho, amor e respeito, que é retribuído sempre aos seus donos.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer

Conversar com o gato para não arranhar.

gato+que+arranha+os+moveis+o+que+fazer9

Aprendeu como evitar que o gato arranhe seus móveis? Comente!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *