Gincana para Fazer na Escola

Toda escola tem o dever de fazer gincanas para distrair seus alunos. Todo início de ano letivo faz com que professores e educadores de escolas públicas e particulares elaborem atividades diversas para seus alunos, que serão utilizadas durante todo ano.

Estas atividades são divididas entre o ensino de cada matéria, a comemoração das datas festivas, e também a interação entre as turmas, que pode ser feita durante o preparo de eventos, como a festa junina, competições esportivas e também gincanas.

A Gincana escolar

A gincana escolar é uma competição que envolve várias equipes, que precisam realizar provas de vários estilos diferentes, que envolvem habilidades físicas e mentais dos alunos participantes. Estas provas geram pontos para sua equipe, e ao final a equipe que tiver o maior número de pontos será a campeã da gincana escolar.

Estas equipes podem ser divididas entre salas, ou entre turmas diferentes, que decidem quais serão seus participantes, que irão competir em cada uma das provas.

E antes do início da gincana é importante que os professores elaborem as provas de forma que todos possam participar, e também que possam ser usadas dentro do espaço escolar.

Prova de gincanas para fazer na escola

Confira abaixo algumas provas que podem ser feitas durante a Gincana Escolar:

Gincana para Fazer na Escola 2

Gincana para fazer na escola.

Gincana esportiva

Aqui podem ser elaboradas provas que envolvam a parte física dos alunos, como a corrida do saco, queimada, vôlei, futebol misto, ovo na colher, cabo de guerra, pular corda, dentre outras.

Este tipo de gincana deve ser realizado em uma quadra ou campo dentro da escola, pois requer um amplo espaço para realização.

Gincana escolar cultural

Gincana esportiva.

Gincana cultural:

A gincana cultural pode ser feita como um quiz entre os alunos, que devem responder perguntas sobre diversos assuntos, e com isso acumular pontos para sua equipe.

Esta modalidade pode ser utilizada para deixar a disputa mais acirrada, principalmente por dar mais pontos para cada equipe participante.

Gincana escolar artística

Gincana cultura.

Gincana artística:

Para esta etapa da gincana podem ser elaboradas provas de mímica e interpretação dos alunos participantes, que recebem uma tarefa, e precisam executá-la diante dos jurados.

Esta é uma gincana que trás muitos momentos engraçados para todos os alunos, e deixa a competição bem mais descontraída.

Gincana escolar caça ao tesouro

Gincana de caça ao tesouro.

Gincana de caça ao tesouro:

E ao final pode ser feita uma caça ao tesouro pela escola, onde é escondido um objeto, e para cada equipe serão dadas algumas pistas sobre sua localização.

Ganha a prova à equipe que conseguir encontrar o tesouro escondido após decifrar os enigmas de cada etapa.

Gostou das dicas para fazer uma gincana escolar?