Guerra do Camboja: História Resumida

Aprenda um pouco mais da história da Guerra do Camboja em uma versão resumida!

 
 

guerra do camboja

Origina-se na tentativa norte-americana, durante a Guerra do Vietnã, de deter o avanço comunista no Camboja . Limítrofe do Vietnã, o país havia se transformado, com o consentimento do governo do príncipe cambojano Norodom Sihanuk (1922-), no abrigo perfeito das tropas norte-vietnamitas e dos guerrilheiros comunistas do Vietnã do Sul, que se refugiavam no norte do seu território para se reabastecer de armas e víveres. Em março de 1970, sob o patrocínio dos Estados Unidos, Sihanouk é deposto por um golpe militar. No exílio, o príncipe constitui o Governo Real de União Nacional do Camboja (Grunc), que conta como aliada a organização comunista Khmer Vermelho, o partido comunista do país.

Em abril, os norte-americanos atacam as bases norte-vietnamitas no Camboja. As incursões destroem alvos comunistas e retardam os seus planos de tomada do poder. Resultam ainda numa violenta reação contrária da opinião pública norte-americana, com a oposição do Congresso ao que aparenta ser o recrudescimento do conflito. Exigem do presidente Richard Nixon (1913-1994) uma aceleração da retirada norte-americana do sudeste asiático. Finalmente, em 27 de janeiro de 1973, o Acordo de Paris determina, entre outros, que os EUA se afastem do Camboja. Mas os bombardeios norte-americanos sobre o país cessam apenas em agosto.

guerra de camboja

Mapa de Camboja

No poder, os nacionalistas de direita tentam derrotar militarmente a frente Khmer-Sihanouk. Com o país assolado por grave crise econômica e amparados apenas pelas populações dos grandes centros, acabam por ser presa fácil do avanço comunista. Os rebeldes ocupam a capital Phnom Penh em março de 1975. Sihanouk é declarado chefe de Estado. Figura decorativa do poder, renuncia em abril de 1977. Por fim, anuncia-se, em setembro, que o governo do Camboja é exercido pelo Partido Comunista do Kampuchea, que tem Pol Pot (1928-) como secretário do seu Comitê Central. Sob influência de Pequim, Pot adota uma política agressiva não apenas em relação ao Vietnã unificado como também ao próprio país. Em conseqüência, centenas de milhares de cambojanos morrem de fome, doenças ou assassinados em campos de extermínio .

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Guerra do Camboja: História Resumida

  1. JENNYFER HELLEN disse:

    NOSSA!GOSTEI D+, É MUITO MASSSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>