Home » Notícias » Educação » Guerra Russo-Japonesa: História

Guerra Russo-Japonesa: História

25/05/2011 00h26m. Atualizado em 28/05/2011 02h22m por:

 

Guerra Russo-Japonesa 2

Guerra Russo-Japonesa: História – Conflito entre a Rússia e o Japão pela expansão de suas esferas de influência no Oriente. A Guerra Russo-Japonesa dura de 1904 a 1905. A vitória coloca o Japão entre as potências mundiais e abre caminho para sua expansão imperialista. Desde a década anterior, os dois países tentavam assegurar seus interesses na região da Manchúria e na Coréia. O Japão abre-se ao Ocidente em 1868 e ambiciona tornar-se uma potência econômica. Suas pretensões na Manchúria levam o país a uma guerra vitoriosa contra os chineses em 1894, anexando a base naval de Porto Arthur, na Manchúria do Sul e em Formosa (Taiwan). Mas a Rússia convence Alemanha e França a forçarem o Japão a devolver o porto para a China em troca de indenização.

Em 1900, a Rússia ocupa a Manchúria, monta uma base naval em Porto Arthur e começa a penetrar no norte da Coréia. O Japão, interessado na região, ficaria satisfeito com um acordo que colocasse a Coréia sob sua esfera de influência e a Manchúria sob a russa. Mas a Rússia quer os dois territórios.

Vitória Japonesa

Em fevereiro de 1904, os japoneses lançam um ataque-surpresa à frota russa em Porto Arthur, para impedir a Rússia de se valer de seu numeroso exército. A luta desenrola-se em territórios de dois países neutros indefesos: Coréia e China. A Batalha de Yalu, primeiro combate terrestre importante, põe 40 mil japoneses frente a frente aos 7 mil russos que protegem o sul da Manchúria. O Japão derrota os russos em Porto Arthur, Shenyang e Tsushima. Em setembro de 1904, com mediação do presidente norte-americano Theodore Roosevelt (1858-1919), russos e japoneses assinam um tratado de paz nos EUA.

Guerra Russo-Japonesa

Tropa Japonesa da Guerra

A vitória japonesa coloca o país como participante do equilíbro de forças internacionais. É a primeira vez que um Exército asiático vence uma potência européia. O Japão inicia sua expansão imperialista e anexa a Coréia como colônia em 1910. A derrota da Rússia tem reflexos na situação interna do país, e somada à Revolução de 1905 e às perdas na 1ª Guerra Mundial (1914-1918), leva à Revolução Russa, em 1917.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>