Home » Seu Lar » Saúde » Homeopatia: Como surgiu o tratamento pelas gotas

Homeopatia: Como surgiu o tratamento pelas gotas

Homeopatia é um sistema terapêutico iniciado em 1796 pelo médico alemão Samuel Christian e atualmente faz sucesso no mundo inteiro.

25/09/2008 20h22m. Atualizado em 29/10/2014 13h58m por:

 

Homeopatia é um sistema terapêutico introduzido em 1796 pelo médico alemão Samuel Christian Friedrich Hahnemann (1755-1843), como método substitutivo da Medicina  tradicional. Considera que não existem doenças, mas doentes que devem ser física e psicologicamente tratados, cujos sintomas são sempre importantes, pois traduzem uma reação individual. A doença é vista como uma reação ao desequilíbrio do ser vivo. Por isso, o paciente é analisado como um todo e não apenas pela doença que apresenta. Formada pelos radicais gregos homoios (semelhante) e pathos (sofrimento), a palavra homeopatia opõe-se etimologicamente a alopatia, que tem origem em allos (diferente). A Homeopatia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e norteia-se por quatro princípios básicos.

HomeopatiaTratamento por Homeopatia.

O primeiro, Similia similibus curentur, diz que os semelhantes devem ser tratados pelos semelhantes. Isso significa que a própria causa da doença é a fonte de cura, ou seja, que toda substância capaz de provocar em um indivíduo saudável um quadro de sintomas também pode fazer desaparecer o mesmo quadro, quando prescrita em pequenas doses.

O segundo, Experientia in homine sano, ou experimentação no homem são, é o estudo dos medicamentos nas pessoas sadias. O terceiro, Dosae minimae, ou doses mínimas, é o processo de preparação dos medicamentos de origem vegetal, mineral ou animal baseado em diluições infinitesimais (quantidades infinitamente pequenas) da substância, capaz de potencializar seus efeitos. O último, Unitas remedii, ou medicamento único, é a medicação homeopatia receitada terapeuticamente, baseada no estudo de diversos remédios. Cada paciente recebe uma receita específica, de acordo com o seu histórico sintomatológico.

Hahnemann estudou o pensamento de grandes nomes da Medicina, como Hipócrates  (460 a.C.?-377 a.C.?) e Paracelso (1493-1541), observando a preocupação com a sintomatologia, a dieta alimentar, os fatores psicológicos da Homeopatia e a crença numa energia vital inerente ao homem que o remédio estimularia.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *