honda brasiNew Civic da Honda Motor Company. A Honda é uma empresa montadora de automóveis e motos de grande importância no mundo, com sede no Japão, mas que exporta seus produtos para o mundo inteiro. A Honda foi fundada em 24 de setembro de 1948 e seu fundador foi um adolescente idealizador por nome Soichiro Honda.

No ano de 1971 inicia a Honda Motor do Brasil Ltda., que importa e distribui os produtos Honda por todo o país. No começo eram somente motocicletas, depois de 2 anos vieram os produtos de força.

Em 1974 a empresa obtém um terreno localizado em Sumaré, interior de São Paulo, onde instalou sua fábrica de motocicletas, porém um ano após o governo proibiu a importação de motocicletas forçando a Honda mudar sua fabrica para Manaus (AM) e a partir daí só obteve vantagens e crescimento, já que em 1976 a Honda pode produzir a motocicleta CG125, com preços acessíveis e em 1977 já respondia por 79% de vendas no mercado brasileiro.

honda no brasil

Inicio da Honda Brasil

Em 1992 a Honda dá inicio a importação de automóveis, a principio comercializa o modelo Accord, posteriormente o Accord Wagon, Civic Sedan, CRX, Prelude e o carro esporte Civic Hatchback.

A empresa diante de grandes expectativas de produção e venda retoma ao terreno que matinha em Sumaré e lá inicia uma nova fábrica, sendo inaugurada em 6 de outubro de 1997. De acordo com a Fenabrave, no ano de 2005 foram comercializados 57.039 da marca Civic Sedan no país. A intenção da empresa é continuar expandindo a fábrica para alcançar a produção de 100 mil unidades por ano.

A Honda Motor Company coloca a disposição diversos modelos de automóveis entre eles podem destacar: Civic, Prelude, Crx, Nsx, Accord, Element, Beat, S2000, Cr-v, Hr-v, Insight, IMA e o mais atual Hybrid, sendo estes últimos modelos com motores elétricos. Em 2006 a Honda lançou o modelo Fit a gasolina e a álcool, já em 2008, sempre inovando, começou a sua produção em carros movidos a hidrogênio.