ICMS: Imposto Aliquotas: Tabela no Brasil e Cáculo

O ICMS é o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços. Entenda um pouco mais e veja vídeos explicativos.

04/08/2009 23h25m. Atualizado em 05/04/2012 15h30m por:

 
 

icms impostoO ICMS Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço, instituído conforme Art. 155, II, da Constituição de 1988 nos Estados do Brasil e Distrito Federal. Imposto este que incide sobre a Circulação de Mercadorias, Prestação de Serviços de Transporte Intermunicipais e Interestaduais e de Comunicação.

Lei Kandir

A “Lei Kandir” é uma lei complementar 87 que passou a vigorar em 13 de setembro 1996 na Constituição Federal Brasileira, cujo autor foi o deputado Antonio Kandir (PSDB). Lei que concede competência tributária à União para gerar lei geral sobre o ICMS, sendo que o Estado por uma lei ordinária institui o tributo ICMS ou RICMS e que é aprovada por Decreto do Governador do Estado.

icms imposto2

Imposto ICMS

Cada lei esta num patamar regida pela Constituição Federal e seguida pela Lei Complementar, Ordinária e até mesmo o RICMS, porém nenhuma das leis poderá instituir obrigações que não façam parte das leis acima delas, pois serão consideradas sem validade alguma.

Circulação ICMS

A circulação de mercadoria, mesmo que inicie no exterior, é o principal fator que gera o ICMS, mas não só sobre as mercadorias como também sobre os transportes intermunicipais e interestaduais e serviços de telecomunicações.

Assim que a mercadoria sai do estabelecimento de contribuinte, sem que seja efetivado de fato a venda, mas houve a circulação de mercadoria, já caracteriza um fato que gerará o ICMS, bem como as prestações de serviços de transporte e de telecomunicações.

Como é feita a apuração do valor à pagar?

ICMS 1.1:

Substituição Tributária:

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>