Home » Arquitetura » Iluminação natural nos ambientes da casa

Iluminação natural nos ambientes da casa

11/10/2016 09h17m. Atualizado em 11/10/2016 18h47m por:

 

A iluminação natural dentro de uma casa é um dos pontos que devem ser planejados logo nas primeiras etapas de construção do imóvel, e que vai garantir que cada ambiente tenha boa luminosidade, e também vai permitir cômodos mais arejados e mais confortáveis.

iluminacao-natural-6

E mesmo quando estamos reformando uma casa, é possível fazer pequenas adaptações no projeto, que vão garantir que seja elaborada uma boa iluminação em cada ambiente, de uma maneira muito mais eficaz.

Além disso, quando planejamos com antecedência, uma boa iluminação contribui para economia de energia, que ajuda a preservar nosso meio ambiente.

Dicas para construir e planejar uma boa iluminação natural

Por isso separamos abaixo algumas dicas que vão lhes ajudar a projetar uma boa iluminação natural em sua casa, seja na hora de construir ou reformar o imóvel:

O primeiro ponto na hora de construir a casa é saber que, para nós que vivemos no hemisfério sul, as casas voltadas para o norte receberão mais luz natural ao longo do dia.

Esta luz sendo bem direcionada pode aumentar a claridade em cada cômodo da casa, com o uso de janelas que tenham um tamanho de 15% da área do ambiente, para garantir boa iluminação; e 8% da área do ambiente, para garantir boa ventilação.

Em janelas maiores, os chamados janelões, podem ser usadas cortinas, persianas ou películas protetoras nos vidros, que ajudam na absorção do calor em dias muito quentes, e amenizam a temperatura ambiente.

Outra opção que garante maior aproveitamento da luz natural dentro da casa é o uso de telhas de vidro ou fibra, que permitem cômodos mais iluminados ao longo do dia.

Também podem ser usados os blocos vazados, ou blocos de vidro, em locais como a área de serviço ou a varanda, que podem receber mais luz natural e também boa ventilação com o uso destas alternativas.

Já para manter toda casa mais arejada a dica é planejar uma ventilação cruzada, que pode ser feita com pequenas aberturas nas paredes em lado oposto ao das portas, e que vão permitir a passagem do ar por entre os cômodos, ajudando a diminuir o calor, e também evitando que o mofo se aloje nas paredes.

Tem também as aberturas no teto, como as clarabóias, que são chamadas de iluminação zenital, e que consistem em uma abertura no teto que permite a entrada da luz natural, e pode ser recoberta por um telhado de vidro ou uma janela basculante.

Esta opção permite maior aproveitamento da luz natural, e também boa ventilação para diversos cômodos da casa, como o banheiro ou a cozinha, que vão ficar mais arejados e livres do calor e da umidade.

Deste modo é possível construir e planejar uma boa iluminação natural aí na sua casa, que vai se tornar um local muito mais aconchegante e confortável para toda família.

iluminacao-natural-2

iluminacao-natural-3

iluminacao-natural-4

iluminacao-natural-16

iluminacao-natural-quarto-1

iluminacao-natural-quarto-2

iluminacao-natural-5

iluminacao-natural-8

iluminacao-natural-9

iluminacao-natural-10

iluminacao-natural-11

iluminacao-natural-12

iluminacao-natural-14

iluminacao-natural-15

iluminacao-natural

iluminacao-natural-7

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *