Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Entenda como impermeabilizar um piso de porcelanato e seus motivos

Entenda como impermeabilizar um piso de porcelanato e seus motivos

Conheça um pouco mais sobre a impermeabilização de pisos e porcelanatos, que renova o brilho original das peças e aumenta sua vida útil.

10/03/2014 16h33m. Atualizado em 15/07/2016 23h24m por:

 

Impermeabilidade de um piso de porcelanato 001

Quando projetamos o piso de nossas casas, em geral buscamos materiais que deixem o ambiente mais bonito e elegante, e que também seja prático de limpar, principalmente em áreas de muita movimentação, como a cozinha ou a sala de estar.

E um dos materiais que é bastante utilizado nesta tarefa é o piso de cerâmica, que também é conhecido como porcelanato, e que possui como base uma camada de argila recoberta com uma camada de esmalte, que lhe garante mais brilho, resistência e durabilidade ao longo dos anos.

Este piso é fabricado com um certo grau de resistência a movimentação por cima dele, que é medido através do índice PEI, que atribui ao material maior ou menor durabilidade em relação ao peso que irá suportar, e com isso determina qual o piso ideal para cada ambiente, seja interno ou externo de casas, apartamentos ou construções mais amplas.

Impermeabilidade de um piso de porcelanato 1

A impermeabilização é fundamental ao passar dos anos

Impermeabilizar pisos de porcelanato com o passar dos anos

Mas ao longo dos anos esta resistência do piso acaba se enfraquecendo, o que acontece com maior ou menor frequência dependendo do material escolhido, e o piso vai apresentando micro rachaduras, que permitem o aparecimento de manchas e sujeira com mais facilidade.

Além disso, o uso de produtos químicos na limpeza aliado ao tempo também acabam deixando os pisos meio opacos e sem brilho, o que é fácil de notar mesmo após uma boa limpeza do local.

E para evitar que isso ocorra existe a técnica de impermeabilizar os pisos de porcelanato, que ajuda a selar os poros que vão aparecendo na superfície do material. Esta impermeabilização ajuda a retirar toda sujeira acumulada entre os poros do piso e restaura seu brilho original, que torna sua vida útil muito maior e o protege contra os efeitos da umidade e o acumulo da sujeira por um longo tempo.

Impermeabilidade de um piso de porcelanato 2

Profissionais impermeabilizando pisos porcelanato

Como aplicar o impermeabilizante em piso/porcelanato

Existem vários produtos a venda no mercado que são feitos exclusivamente para impermeabilização de pisos e porcelanatos de vários tamanhos e modelos, e que seguem um padrão de aplicação de acordo com as instruções do fabricante.

E um destes produtos vocês conferem neste vídeo tutorial, onde são mostradas todas as etapas para o preparo do produto, a limpeza da superfície e a aplicação final, deixando a cerâmica com seu brilho renovado e protegida por muito mais tempo:

Recomendações importantes

Mas é importante ressaltar que dependendo do grau de danos que os pisos de sua casa ou apartamento apresentem, pode ser que só a aplicação do produto impermeabilizante não resolve o problema, e neste caso o recomendado é a troca dos pisos e cerâmicas danificadas.

E em caso de dúvidas sobre a aplicação do produto, o recomendado é contratar os serviços de um profissional da área, que irá realizar todas as etapas de forma segura e sem risco de danificar ainda mais o porcelanato de sua residência.

Aprendeu como funciona a impermeabilização de um piso de porcelanato?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *