Home » Arquitetura » Obra e Reforma » A importância de um arquiteto em uma construção

A importância de um arquiteto em uma construção

Conheça um pouco mais do trabalho de um arquiteto, e veja como é importante consultar sempre seus serviços antes de construir ou reformar seu imóvel.

17/02/2014 10h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h53m por:

 

A importância de um arquiteto 001

Todas as vezes que vamos construir ou reformar um imóvel é muito importante que contratemos primeiro os serviços de um bom arquiteto, que saberá exatamente o que deve ser feito em cada etapa da obra, e poderá nos auxiliar em uma construção segura e sem riscos de acidentes futuros.

Alias, até na hora de comprar um terreno é muito bom contar com a opinião técnica de um bom arquiteto, que pode nos dizer de antemão se o local é ideal para construção de uma casa sem que seja necessário investir muito com sua fundação, e até se todos os documentos para compra estão de acordo com as exigências da prefeitura.

E devido a esta importância, vamos ver um pouco mais sobre as atividades que um arquiteto exerce, e como ele é importante na execução adequada das obras.

A importância de um arquiteto2

O arquiteto é de extrema importância em uma obra

A missão do arquiteto

O arquiteto é um profissional formado em nível superior que tem como principais objetivos projetar, planejar e coordenar a construção ou reforma de residências, prédios, apartamentos, praças, áreas de trabalho, escolas, e diversas obras que compõem a estrutura de uma cidade, para trazer melhorias para comunidade como um todo.

importancia do arquiteto

Projeto desenhado por um arquiteto

Atividades de um arquiteto

Este profissional tem como missão exercer diversas atividades, dentre elas: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, elaboração de projetos, especificações técnicas, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação, dentro das áreas de construção civil, que envolves casas, conjuntos habitacionais, interiores, exteriores, urbanismo, planejamento físico, paisagismo visando o desenvolvimento da região.

Em outras palavras, o arquiteto é o profissional que sabe exatamente o que cada etapa de uma obra precisa para ser concretizada, desde a escolha correta do terreno, a elaboração da planta do imóvel, a infra-estrutura da região (redes de água, luz e esgoto, escolas, postos de saúde, etc.), os cálculos exatos para construção com segurança de toda estrutura, desde a fundação até o término da obra, a instalação elétrica e hidráulica, a pintura, dentre outros, afim de garantir um imóvel feito com muito conforto, e acima de tudo segurança para seus moradores.

A importância de um arquiteto5

Contrate um arquiteto para não prejudicar sua obra

Importância do arquiteto na execução das obras

Devido a importância de construir ou reformar com total segurança, o arquiteto acaba se tornando o responsável legal pela execução de uma obra, seja ela qual for (planejamento, reforma ou construção). É ele que poderá determinar, por exemplo, quantos centímetros deve ter uma laje de uma casa para suportar toda força de um dia chuvoso, sem causar riscos aos moradores, e isso, dentre outros fatores, é muito importante para garantir a durabilidade das obras.

Por isso mesmo quando vamos reformar nossa casa, mesmo que sejam apenas alguns retoques na parede, é importante contar com os serviços de um bom arquiteto. Além disso, caso venham a ocorrer acidentes durante ou posteriormente a execução da obra e ela não tenha sido executada por um arquiteto, será o dono do imóvel que deverá responder perante a justiça.

A importância de um arquiteto3

Arquiteto

Como contratar os serviços de um bom arquiteto

E para contratar os serviços de um bom arquiteto aí na sua cidade é importante conhecer um pouco mais de seu trabalho, e isso pode ser feito com uma consulta ao seu currículo e também aos seus projetos realizados.

Você também pode realizar uma rápida consulta no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, que tem todas as informações sobre os melhores profissionais em arquitetura aí na sua região.

Aprendeu qual a importância de um bom arquiteto em sua obra?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *