Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Índice PEI de cerâmicas: Tabela e explicação completa

Índice PEI de cerâmicas: Tabela e explicação completa

Aprenda o que é o Índice PEI de cerâmicas, uma tabela que classifica quanto peso deve ser colocado sobre uma cerâmica no dia a dia.

20/02/2014 10h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h52m por:

 

Índice PEI de cerâmicas 001

A cerâmica é um revestimento interno de paredes e pisos, que é feito com o uso de argila e outros elementos, que é muito utilizado na decoração de casas, apartamentos, escritórios, lojas e diversos ambientes.

Ela garante um ambiente mais limpo, com temperaturas mais amenas e também muito elegante, e por isso pode ser utilizada em todos os tipos de paredes e pisos de alvenaria.

E sua escolha para cada ambiente onde será utilizada deve ser feita de acordo com um índice de resistência ao peso por sobre ela, e esta medida é determinada pelo índice PEI, uma medida internacional que indica o grau de abrasividade que cada cerâmica suporta em sua superfície com relação ao seu uso.

Índice PEI de cerâmicas 2

Tabela do índice PEI em cerâmicas

O que é índice PEI

O índice PEI foi desenvolvido no Instituto de Esmalte para Porcelana (Porcelain Enamel Institute Inc.) que fica localizado nos Estados Unidos, e que atua na normalização e classificação da resistência a abrasão superficial a que as cerâmicas são submetidas durante o uso.

Este índice foi desenvolvido com base no desgaste que pisos esmaltados sofrem com o tempo de uso em relação a movimentação por sobre ele em relação a sua durabilidade, ou seja, quanto maior o índice PEI de um piso, maior será sua resistência contra o desgaste ao longo dos anos.

Isso é muito importante para determinar, por exemplo, qual o tipo de piso ideal que deve ser colocado na sala de nossas casas, ou mesmo no hall de entrada dos prédios, de forma ele não fique desbotado ou cheio de falhas em pouco tempo de uso.

Outro ponto importante em saber qual o índice PEI ideal para cada ambiente é a economia financeira, já que locais com pouca circulação de pessoas não necessitam de pisos mais resistentes e também mais caros.

Índice PEI de cerâmicas 1

Localização do índice PEI nas cerâmicas

Tabela relacional do Índice PEI para cerâmicas

Abaixo segue a relação com os valores o índice PEI para escolha da cerâmica ideal para cada ambiente de casas, apartamentos ou escritórios:

Índice PEI 0 (resistência baixíssima): é utilizado apenas para escolha dos revestimentos para paredes que não necessitam de uma resistência muito elevada;

Índice PEI 1 (resistência baixa): utilizado em lugares onde dá pra andar descalço pela casa, como lavados e quartos, desde que no local não seja feita uma limpeza pesada constantemente ou que fique em contato direto com água;

Índice PEI 2 (resistência média): utilizado em locais com pouca movimentação em casas ou apartamentos, como salas e quartos. Não são recomendados para cozinhas, banheiros ou entrada principal;

Índice PEI 3 (resistência média/alta): possuem resistência intermediária, e podem ser utilizados em banheiros, cozinhas, lavanderias e ambientes com presença de umidade constante, com exceção das áreas externas;

Índice PEI 4 (resistência alta): pisos e cerâmicas utilizados em ambientes com bastante movimentação, tanto na área interna como na área externa, e que pode ser utilizado em casas, escritórios, bancos, lojas, garagens, dentre outros;

Índice PEI 5 (resistência altíssima): piso ideal para uso em áreas externas com movimentação intensa. Eles são elegantes, e também oferecem muita segurança, pois são pisos que em contato com água não se torna tão escorregadio, sendo ideal para calçadas, corredores, centros de exposição, entradas de lojas, restaurantes, etc.

Aprendeu qual a importância do índice PEI em cerâmicas?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *